Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104113
Título: The Shaping of Meaning Through a Culturally Distant Approach to Fado Singing: An Exploratory Case Study Among Chinese Listeners
Outros títulos: A Formação do Significado Através de uma Abordagem Culturalmente Distante ao Canto do Fado: Um estudo de caso exploratório entre os ouvintes Chineses
Autor: Chen, Yang
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Martins, José António Oliveira
Palavras-chave: Fado Português; Distância cultural em música; Teoria da Mistura Conceptual; Dimensões musicais; Construção de significado; Portuguese Fado; Cultural distance in music; Conceptual Blending Theory; Musical dimensions; Construction of meaning
Data: 25-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: The Shaping of Meaning Through a Culturally Distant Approach to Fado Singing: An Exploratory Case Study Among Chinese Listeners
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: Inserida no contexto da “cognição encorporada”, esta dissertação combina análise musical e um estudo de caso exploratório, em que examino três Fados portugueses: o fado “Gaivota” de Amália Rodrigues/ Alain Oulman/ Alexandre O’Neill, “Sei de um rio” de Camané/ Alain Oulman/ Pedro Homem de Mello, e “Meu amigo está longe” de Gisela João/ Alain Oulman/ Ary dos Santos. Nos três casos, o compositor é o mesmo (Alain Oulman), variando, no entanto, os intérpretes (fadistas) e os autores das letras. Este trabalho explora a questão de como ouvintes de uma cultura afastada (como a Chinesa) poderão moldar aspectos de significado na experiência da canção de Fado. Na secção de análise musical, faço uso do enquadramento da Teoria da Mistura Conceptual (Conceptual Blending) para integrar as diferentes dimensões musicais e visualizar o processo dinâmico de construção de significado na canção de Fado através de uma ferramenta conceptual chamada de Rede de Integração Conceptual (CIN – Conceptual Integration Network). No estudo de caso exploratório, oito participantes de naturalidade Chinesa responderam a um questionário que procurou registar aspectos afectivos e de compreensão dos três Fados. A conclusão preliminar é a de que a distância cultural, embora molde a construção de significado atribuído à experiência musical, não é impeditiva para o usufruto da experiência musical do fado. Este usufruto utiliza até certo ponto outras capacidades cognitivas, tais como capacidades linguísticas, de integração e imaginação durante a sua captação e combinação de dimensões diferentes do fado (como fenómeno complexo), tais como música, letra e a corporização da performance.
Drawing from the context of “embodied cognition”, this dissertation combines aspects of music analysis with an exploratory case study, which examines three Portuguese Fado songs: the fado “Gaivota”, from Amália Rodrigues/ Alain Oulman/ Alexandre O’Neill, the fado “Sei de um rio” from Camané/ Alain Oulman/ Pedro Homem de Mello, and the fado “Meu amigo está longe” from Gisela João/ Alain Oulman/ Ary dos Santos. In the three cases, the composer is the same (Alain Oulman), though varying the authors of the lyric and the performers/fado singers. This work explores the question of how listeners of a distant culture (such as Chinese) might shape aspects of meaning in the experience of Fado songs. In the music analysis section, I use the framework of Conceptual Blending Theory to integrate the different musical dimensions and visualise the dynamic process of constructing meaning in Fado song through a Conceptual Integration Network (CIN). In the exploratory case study, eight participants from China addressed a questionnaire that attempted to record affective and understanding aspects on the three Fado songs. The preliminary conclusion drawn is that cultural distance, while shaping the attributed meaning to the direct musical experience, it is nonetheless impeditive to the appreciation of fado’s musical experience. This listeners’ appreciation, to some extent, uses other cognitive skills, such as language skills, integration skills and imagination during their grasp and combination of different dimensions of fado (as a complex phenomenon), such as music, lyrics and the embodiment of performance.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104113
Direitos: openAccess
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