Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104110
Título: A Escrita de Texto de Opinião (Estudo de Caso no 8º ano de Escolaridade)
Outros títulos: Opinion Text Writing (Case Study in the 8th year of Schooling)
Autor: Ferreira, Odete Raquel Jesus
Orientador: Loureiro, Ana Paula Oliveira
Palavras-chave: Escrita; Texto; Texto de Opinião; Coesão; Conetores; Writting; Text; Opinion text; Cohesion; Connectors
Data: 20-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Escrita de Texto de Opinião (Estudo de Caso no 8º ano de Escolaridade)
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: RESUMOO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e decorre do trabalho realizado numa das duas turmas do 8º ano de escolaridade da Escola Básica Nº 2 da Mealhada em que decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada. Apresenta um estudo de caso relativo à escrita de textos de opinião e ao uso de conetores na produção deste género textual.Na primeira parte, apresenta-se o contexto socioeducativo, tendo em conta informações relevantes sobre o meio escolar (capítulo 1), e a descrição da prática letiva e outras atividades na escola, como a presença em reuniões, seminários da escola ou sessões formativas, bem como uma reflexão sobre o ano de estágio (capítulo 2). Na segunda parte, desenvolve-se a componente monográfica. Começamos por enquadrar teoricamente o tema do relatório, discutindo diferentes abordagens da escrita, o domínio da escrita nos documentos reguladores e a relação que comporta com os restantes domínios, assim como o texto enquanto unidade e as propriedades que lhe são inerentes, com destaque para a coesão textual e o usos dos conetores (capítulo 3). Segue-se a apresentação do trabalho experimental em sala de aula: metodologia de investigação, didatizações e análise dos resultados obtidos (capítulo 4).O trabalho de investigação teve como principal objetivo desenvolver nos alunos competências de escrita de textos de opinião e, em particular, o uso de conetores neste género textual. Para tal, foram desenvolvidas quatro atividades: duas produções escritas (diagnóstica e final) e duas atividades práticas de consciencialização e de aprendizagem do uso de conetores.Em função do que foi possível observar, posso antecipar que foi um trabalho desafiante, bem-sucedido, com resultados bastante positivos.
This internship report was prepared within the scope of the Master’s in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and stems from the work carried out on one of the two classes of the 8th year of schooling of the Basic School Nº 2 of Mealhada in which the Supervised Pedagogical Practice. It presents a case study concerning the writing of opinion texts and the use of connectors in the production of this textual genre.In the first part, the socio-educational context is presented, taking into account relevant information about the school environment (chapter 1), and the description of teaching practice and other activities at school, such as attendance at meetings, school seminars or training sessions, as well as a reflection on the internship year (chapter 2). The second part, the monographic component is developed. We begin by theoretically framing the theme of the report, discussing different approaches to writing, the mastery of writing in regulatory documents and the relationship it entails with the other domains, as well as the text as a unit and its inherent properties, with emphasis on the textual cohesion and the uses of connectors (chapter 3). This is followed by the presentation of the experimental work in the classroom: research methodology, didactics and analysis of the results obtained (chapter 4).The main objective of this research work was to develop the skills of the students when it comes to writing opinion texts and the use of connectors in this textual genre. To this end, four activities were developed: two written productions (diagnostic and final); and two practical activities to raise awareness and learn how to use connectors.Based on what was possible to observe, I can anticipate that it was a challenging and successful work, with very positive results.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104110
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
OdeteFerreira_versaofinal.pdf3.35 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

173
Visto em 8/mai/2024

Downloads

94
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons