Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104102
Título: Geografia, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Aprendizagens Transformadoras: o Caso dos Espaços Verdes em Viseu
Outros títulos: Geography, Education for Sustainable Development and Transforming Learning: the Case of Green Spaces in Viseu
Autor: Costa, Maria de Fátima Albuquerque Lopes da
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Silva, Susana Maria Pereira da
Palavras-chave: Geografia urbana; espaços verdes; Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS); aprendizagens transformadoras; projeto “Nós Propomos!”; urban geography; green spaces; Education for Sustainable Development (ESD); transformative learning; Project “We Propose!”/ Nós Propomos!”
Data: 27-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Geografia, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Aprendizagens Transformadoras: o Caso dos Espaços Verdes em Viseu
Local de edição ou do evento: Escola Secundária Alves Martins
Resumo: Desde 1992 que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) vem sendo promovida pela ONU, através da UNESCO, enquanto instrumento pedagógico ao serviço da causa da sustentabilidade. A EDS pretende promover uma educação holística e verdadeiramente transformadora de mentalidades e perspetivas, recorrendo a uma pedagogia direcionada para a autoaprendizagem, o envolvimento e a cooperação. Para o efeito, propõe a abordagem de questões e desafios relativos ao desenvolvimento sustentável, promovendo, por essa via, a capacitação para a cidadania rumo à sustentabilidade.Pela sua grande diversidade temática, a Geografia reúne características que lhe permitem abordagens educacionais relativas a diferentes tipos de relação entre o ser humano e o ambiente, posição privilegiada para a promoção de pensamento crítico face à sustentabilidade e ao que, na prática, ela pressupõe.O presente estudo, realizado no contexto das atividades pedagógicas da disciplina de Geografia A do ensino secundário, apresenta o trabalho levado a efeito por grupos de jovens, com idades entre os dezasseis e os dezoito anos, envolvidos na definição de propostas para os espaços verdes da cidade de Viseu, tendo em vista o reforço da sua sustentabilidade e integração no restante panorama urbano. Para além das propostas, em si, apresentadas pelos alunos, todo o processo pedagógico foi, no final, objeto de avaliação, tendo em vista a identificação do desenvolvimento de aprendizagens transformadoras nos jovens envolvidos, reconhecidas a partir da aquisição de um conjunto de competências transversais, no sentido conceptual do que a UNESCO refere como “competências-chave para a cidadania da sustentabilidade”.
Since 1992, Education for Sustainable Development (ESD) has been promoted by the UN through UNESCO as a pedagogical tool to serve the cause of sustainability. ESD aims to promote a holistic and truly transformative education of mentalities and perspectives, using a pedagogy aimed at self-learning, involvement and cooperation. To this end, it proposes to address issues and challenges related to sustainable development, thus promoting empowerment for citizenship towards sustainability. The key competences for the exercise of citizenship for sustainability by students of all age levels are transversal competences that, in line with those levels, should be adequately developed at different levels and grades. Due to its great thematic diversity, Geography gathers characteristics that allow educational approaches concerning different types of relationships between human beings and the environment, a privileged position for the promotion of critical thinking regarding sustainability and what it presupposes in practice. The present study, carried out in the context of the pedagogical activities of the secondary school Geography subject, presents the work done by groups of young people, aged between sixteen and eighteen, involved in the definition of proposals for the green spaces of the city of Viseu, with a view to strengthening its sustainability and integration in the remaining urban landscape. Besides the proposals, in themselves, presented by the students, the whole pedagogical process was, at the end, subject to evaluation, with a view to identifying the development of transformative learning in the young people involved, recognized from the acquisition of a set of transversal competences, in the conceptual sense of what UNESCO refers to as "key competences for sustainability citizenship".
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104102
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MariaFatimaCosta_versaofinal.pdf2.72 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

85
Visto em 17/jul/2024

Downloads

128
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons