Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104085
Título: Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
Outros títulos: Between philosophy and education: questions and perspetives
Autor: Igrejas, Filipa Andreia Pedro
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Palavras-chave: Filosofia para Crianças; Educação filosófica; Filosofia no Ensino Secundário; Desafios Educacionais; Método de Ensino de Filosofia; Philosophy for Children; Philosophical Education; Philosophy in High School; Educational Challenges; Philosophy Teaching Method
Data: 28-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório é constituído por duas partes fundamentais: a primeira parte consiste naapresentação e reflexão sobre o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de DomingosSequeira no ano letivo 2021-2022. A segunda parte é constituída por três momentos essenciais. Num primeiro momento, tem-se como objetivo a apresentação dos fundamentos e metodologia subjacentes ao programa educativo Filosofia para Crianças, concebido e implementado na década de 70 do século XX pelos filósofos e educadores norte americanos Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, bem como pelos seus colaboradores do IAPC (Institute for Advancement Philosophy for Children) da Universidade de Montclair. Num segundo momento, tem-se como objetivo a identificação das afinidades e desencontros do filósofo argentino Walter Kohan, com o programa educativo de Filosofia para Crianças. Neste sentido, procura-se expor as principais questões e linhas de problematização concebidas pelo filósofo argentino em torno, sobretudo, das noções fundamentais que estruturam este programa educativo: infância, filosofia e educação. Finalmente, num terceiro momento, procura-se apresentar e construir uma reflexão em torno da proposta kohaniana para pensar o significado e articulação entre os conceitos de infância, filosofia e educação. O modelo formativo da educação que atravessa as instituições educativas, as relações educacionais baseadas na desigualdade entre quem ensina e quem aprende filosofia, a possibilidade e o sentido de ensinar e aprender filosofia, o método para ensinar filosofia, a tarefa dos professores de filosofia, serão algumas das questões e desafios, relativas ao ensino de filosofia, colocadas em perspetiva pelo filósofo argentino.
This report consists of two fundamental parts: the first part consists of the presentation and reflection on the pedagogical internship carried out at the Secondary School of Domingos Sequeira in the academic year 2021-2022. The second part consists of three essential moments. At first, the objective is to present the foundations and methodology underlying the educational program Philosophy for Children, conceived and implemented in the 70s of the 20th century by North American philosophers and educators Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, as well as by their contributors to the IAPC (Institute for Advancement Philosophy for Children) at the University of Montclair. In a second moment, the objective is to identify the affinities and disagreements of the Argentine philosopher Walter Kohan, with the educational program of Philosophy for Children. In this sense, it seeks to expose the main questions and lines of problematization conceived by the Argentine philosopher around, above all, the fundamental notions that structure this educational program: childhood, philosophy and education. Finally, in a third moment, we seek to present and build a reflection around the Kohanian proposal to think about the meaning and articulation between the concepts of childhood, philosophy and education. The formative model of education that crosses educational institutions, the educational relations based on the inequality between those who teach and those who learn philosophy, the possibility and meaning of teaching and learning philosophy, the method for teaching philosophy, the task of philosophy teachers, will be some of the questions and challenges, related to the teaching of philosophy, put in perspective by the argentine philosopher.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104085
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
FilipaIgrejas_versaofinal.pdf6.29 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

65
Visto em 8/mai/2024

Downloads

70
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons