Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104056
Title: Ovar, Turismo e Cultura - A oferta turística na estruturação do planeamento do turismo de Ovar
Other Titles: Ovar, Tourism, and Culture - The tourist offer in structuring Ovar's tourism planning
Authors: Oliveira, Ana Carolina da Costa
Orientador: Santos, Norberto Nuno Pinto dos
Keywords: Sun and See Tourism; Ovar; Supply; Management and planning; territory; Turismo Sol e Mar; Ovar; Oferta Turística; Planeamento e Gestão; Território
Issue Date: 31-Oct-2022
metadata.degois.publication.title: Ovar, Turismo e Cultura - A oferta turística na estruturação do planeamento do turismo de Ovar
metadata.degois.publication.location: OPIUM/ Universidade de Coimbra
Abstract: O turismo de sol e mar, uma das tipologias mais antigas do mundo, teve e tem ainda tem uma grande presença nos territórios costeiros, sendo um dos grandes motivador da economia em especial na época de maior afluência turística. Ovar, território à beira plantado, foi durante muitos anos um foco de procura pela tipologia de sol e mar, em especial pelo mercado interno e de proximidade, que procurava neste território o seu escape para momentos de lazer e ócio. Atualmente, o território apresenta outras tipologias que podem ser consideradas como complementares ao sol-mar, ligadas com a cultura e o turismo de natureza, e que tornam a experiência turística num pacote completo e holístico. O presente estudo tem como objetivo a compreensão o turismo em Ovar – mais do que uma simples análise de dados e da visão dos turistas, tenciona compreender as dinâmicas de quem trabalha o turismo no território, as debilidades que encontram e pontos positivos deste trabalho. Para tal, foram realizadas dezanove entrevistas com a duração média de 1 hora/cada, no qual foi discutido o panorama do turismo vareiro. Quem são? Como pensam? O que fazem? O que queriam fazer? O que os impede? Estas são algumas das questões respondidas pelo painel de entrevistados – escolhido na intenção de criar uma dinâmica de compreensão das várias partes pertencentes à hélice quadrupla. Assim, recolhendo as ideias e pensamento das empresas, do setor público, da sapiência e da sociedade civil, objetiva-se a criação de uma leitura mista e completa do cenário atual e a criação de ideias e fundamentos para o planeamento de um cenário futuro.Após a recolha e análise das entrevistas, os principais problemas detetados encontram-se interligados com a falta de comunicação entre os stakeholders e da própria oferta do município, o estado atual das infraestruturas do turismo – em especial no que concerne à mobilidade, uma necessária melhoria dos métodos de trabalho. Não obstante, foram identificados alguns vetores e aposta, como o autocaravanismo, o turismo náutico e o aproveitamento de recursos como a ria e floresta ou a gastronomia. Para a melhoria da oferta e qualificação do turismo em Ovar, em especial do turismo náutico, medidas como a criação de uma marca ligada ao surf, a dinamização da mancha florestal, a aposta em medidas sustentáveis e o aproveitamento do Pão-de-ló podem revelar-se importantes.
Sun and sea tourism, one of the oldest typologies in the world, had and still has a large presence in coastal territories, being one of the great motivators of the economy, especially at the time of greater tourist influx. Ovar, a planted border territory, was for many years a focus of demand for the typology of sun and sea, especially for the domestic and proximity market, which sought in this territory its escape for moments of leisure and leisure. Currently, the territory presents other typologies complementary to the sun-sea, linked to culture and nature tourism.The present study aims to understand tourism in Ovar - more than a simple analysis of data and tourists' vision, it intends to understand the dynamics of those who work tourism in the territory, the weaknesses they find, and the positive points of this work. To this end, nineteen interviews were carried out with an average duration of 1 hour/each, in which the panorama of Ovar’s tourism was discussed.Who are they? How do they think? What are they doing? What did they want to do? What stops them? These are some of the questions answered by the panel of interviewees – chosen with the intention of creating a dynamic understanding of the various parts belonging to the quadruple helix. Thus, collecting the ideas and thoughts of companies, the public sector, wisdom, and civil society, the objective is to create a mixed and complete reading of the current scenario and the creation of ideas and foundations for planning a future scenario.After collecting and analyzing the interviews, the main problems detected are interconnected with the lack of communication between stakeholders and the municipality's own offer, the current state of tourism infrastructures - especially regarding mobility, and a necessary improvement in working methods. Nevertheless, some vectors and bets were identified, such as motor caravanning, nautical tourism, and the use of resources such as the river and forest, or gastronomy. To improve the offer and qualification of tourism in Ovar, especially nautical tourism, measures such as the creation of a brand linked to surfing, the dynamization of the forest, the investment in sustainable measures, and the use of Pão-de-ló (sponge cake) may prove to be important.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104056
Rights: openAccess
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