Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104046
Title: A Avaliação Formativa do conhecimento explícito da língua em Português e Latim no 10.º ano.
Other Titles: Formative Assessment of of explicit language knowledge in Portuguese and Latin in the 10th grade.
Authors: Silva, Sandra Isabel Meira da
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Silva, Cláudia Raquel Cravo da
Keywords: avaliação formativa; avaliação para as aprendizagens; feedback; conhecimento explícito da língua; formative assessment; assessment for learning; feedback; explicit language knowledge
Issue Date: 27-Sep-2022
Serial title, monograph or event: A Avaliação Formativa do conhecimento explícito da língua em Português e Latim no 10.º ano.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio foi realizado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário no ano letivo 2021/2022 e apresenta uma análise circunstanciada sobre a avaliação formativa do conhecimento explícito da língua em turmas de 10.º ano. Este relatório está organizado em duas partes. Na primeira, é feita a caracterização do contexto socioeducativo, bem como uma descrição e uma reflexão crítica sobre a Prática Pedagógica Supervisionada. Na segunda parte, apresenta-se a componente monográfica através do enquadramento teórico do tema de investigação e o processo de didatização a partir do qual se pretendeu compreender de que modo a avaliação formativa e o feedback da docente potenciam uma reorientação do estudo, nomeadamente no conhecimento explícito da língua e, consequentemente, uma aprendizagem significativa. A segunda parte compreende, também, a análise dos dados obtidos e a interpretação dos resultados nas duas áreas disciplinares.No desenvolvimento do tema de investigação, foi necessário clarificar conceitos como avaliação pedagógica, avaliação sumativa, avaliação formativa, feedback e rubrica de avaliação. Considerou-se também ser fundamental abordar a participação ativa d@s alun@s no processo de avaliação. As aplicações didáticas centraram-se no ensino explícito de estratégias de avaliação formativa e de conteúdos gramaticais portugueses e latinos, bem como na prática regular de feedback. De acordo com os resultados obtidos, considera-se que esta metodologia de avaliação promove o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa.
This report was written during the supervised teaching practice of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and Latin in Secondary Education in the 2021/2022 school year and reflects on the formative assessment of explicit language knowledge. The didactic applications were carried out in 10th-grade classes. This report is organized into two parts. The first part characterizes the socio-educational context, as well as describes and critically reflects on the supervised teaching practice. The second part presents the theoretical framework of the research topic and the reproduction of the teaching process used, which aims to showed that formative assessment and feedback from the teacher enhance a reorientation of the study, particularly in explicit language knowledge and, consequently, meaningful learning. The second part also includes the analysis of the data obtained and the interpretation of the results in both subject areas.Developing the research topic, it was necessary to clarify concepts such as pedagogical evaluation, formative assessment, summative assessment, feedback and rubrics of assessment. It was also considered fundamental to approach the active participation of students in the evaluation process. The didactic applications focused on the explicit application of formative evaluative strategies and teaching of Portuguese and Latin grammar content, as well as on the systematic provision of feedback. According to the results obtained, this evaluation methodology is considered to promote the development of more significant learning in the students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104046
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
SandraSilva_Versaofinal.pdf12.93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

77
checked on May 22, 2024

Download(s)

136
checked on May 22, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons