Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104046
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dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.advisorSilva, Cláudia Raquel Cravo da-
dc.contributor.authorSilva, Sandra Isabel Meira da-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:00:24Z-
dc.date.available2022-12-16T23:00:24Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104046-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi realizado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário no ano letivo 2021/2022 e apresenta uma análise circunstanciada sobre a avaliação formativa do conhecimento explícito da língua em turmas de 10.º ano. Este relatório está organizado em duas partes. Na primeira, é feita a caracterização do contexto socioeducativo, bem como uma descrição e uma reflexão crítica sobre a Prática Pedagógica Supervisionada. Na segunda parte, apresenta-se a componente monográfica através do enquadramento teórico do tema de investigação e o processo de didatização a partir do qual se pretendeu compreender de que modo a avaliação formativa e o feedback da docente potenciam uma reorientação do estudo, nomeadamente no conhecimento explícito da língua e, consequentemente, uma aprendizagem significativa. A segunda parte compreende, também, a análise dos dados obtidos e a interpretação dos resultados nas duas áreas disciplinares.No desenvolvimento do tema de investigação, foi necessário clarificar conceitos como avaliação pedagógica, avaliação sumativa, avaliação formativa, feedback e rubrica de avaliação. Considerou-se também ser fundamental abordar a participação ativa d@s alun@s no processo de avaliação. As aplicações didáticas centraram-se no ensino explícito de estratégias de avaliação formativa e de conteúdos gramaticais portugueses e latinos, bem como na prática regular de feedback. De acordo com os resultados obtidos, considera-se que esta metodologia de avaliação promove o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa.por
dc.description.abstractThis report was written during the supervised teaching practice of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and Latin in Secondary Education in the 2021/2022 school year and reflects on the formative assessment of explicit language knowledge. The didactic applications were carried out in 10th-grade classes. This report is organized into two parts. The first part characterizes the socio-educational context, as well as describes and critically reflects on the supervised teaching practice. The second part presents the theoretical framework of the research topic and the reproduction of the teaching process used, which aims to showed that formative assessment and feedback from the teacher enhance a reorientation of the study, particularly in explicit language knowledge and, consequently, meaningful learning. The second part also includes the analysis of the data obtained and the interpretation of the results in both subject areas.Developing the research topic, it was necessary to clarify concepts such as pedagogical evaluation, formative assessment, summative assessment, feedback and rubrics of assessment. It was also considered fundamental to approach the active participation of students in the evaluation process. The didactic applications focused on the explicit application of formative evaluative strategies and teaching of Portuguese and Latin grammar content, as well as on the systematic provision of feedback. According to the results obtained, this evaluation methodology is considered to promote the development of more significant learning in the students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectavaliação formativapor
dc.subjectavaliação para as aprendizagenspor
dc.subjectfeedbackpor
dc.subjectconhecimento explícito da línguapor
dc.subjectformative assessmenteng
dc.subjectassessment for learningeng
dc.subjectfeedbackeng
dc.subjectexplicit language knowledgeeng
dc.titleA Avaliação Formativa do conhecimento explícito da língua em Português e Latim no 10.º ano.por
dc.title.alternativeFormative Assessment of of explicit language knowledge in Portuguese and Latin in the 10th grade.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA Avaliação Formativa do conhecimento explícito da língua em Português e Latim no 10.º ano.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203125690-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Sandra Isabel Meira da::0000-0002-2412-9760-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriBrandão, José Luís Lopes-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorSilva, Cláudia Raquel Cravo da-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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