Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1039
Título: Dificuldades da leitura e escrita em alunos do ensino básico
Autor: Rebelo, José Augusto da Silva 
Orientador: Simões, António
Palavras-chave: Psicologia da Educação
Data: 5-Jul-1991
Resumo: Esta dissertação procura encontrar alguma explicação para a ocorrência de problemas de leitura e escrita, em crianças do primeiro ciclo (escola primária) do ensino básico português. Para o efeito compara alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita em variáveis psicológicas, que a literatura do domínio "learning disabilities" indica serem relevantes para diferenciar os grupos. O estudo consta duma parte teórica e de outra empírica. Da primeira salientam-se os elementos seguintes: a relação entre a linguagem, a leitura e a escrita; a definição e classificação das dificuldades na sua aprendizagem; os factores psicológicos importantes na distinção de alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita; os instrumentos para o diagnóstico destas dificuldades. Da parte empírica constam: a metodologia da investigação, a apresentação e discussão dos resultados deste estudo, realizado numa amostra aleatória de 42% das escolas oficiais do ensino básico do concelho de Coimbra.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1039
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

12.616
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.