Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103866
Título: A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da Avaliação Externa das Escolas em Portugal
Outros títulos: Teacher supervision in educational policy and practice: Perspectives from the External Evaluation of Schools in Portugal
Autor: Seabra, Filipa 
Mouraz, Ana
Henriques, Susana
Abelha, Marta 
Palavras-chave: Avaliação Institucional; Supervisão pedagógica; Avaliação Externa das Escolas; Colaboração entre professores; Melhoria educacional; Institutional evaluations; Teacher supervision; External Evaluation of Schools; Teacher collaboration; Educational improvement
Data: 2021
Editora: Arizona State University
Título da revista, periódico, livro ou evento: Education Policy Analysis Archives
Volume: 29
Número: August - December
Resumo: A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.ºciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.
The External Evaluation of Schools (EES) has been recognized in Portugal as an important mechanism for producing change in non-higher education schools, even though those changes appear not always to affect the core of educational action – the classroom. Currently in its 3rd cycle of implementation, EES privileges a focus on processes, specifically teaching processes. That justifies our intention to look intently into how processes oriented towards the improvement of teaching practices, such as teacher supervision, are conceptualized in the referentials that guide EES and on the evaluation reports it produces. The study was based on the documental analysis of the referentials of the 3 cycles of EES, of the school reports of the 3rd cycle of EES, and whenever possible, of the reports concerning the same schools in previous cycles of EES. The documental corpus was subjected to content analysis. The results highlight the presence of references to supervision since the 1st cycle of EES and a tendency, particularly in 3rd cycle reports, to value teacher supervision of a collaborative matrix, and to consider that practice is still not fully implemented at schools.
URI: https://hdl.handle.net/10316/103866
ISSN: 1068-2341
DOI: 10.14507/epaa.29.6486
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Citações WEB OF SCIENCETM

1
Visto em 2/mai/2023

Visualizações de página

79
Visto em 17/jul/2024

Downloads

28
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons