Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/1037
Title: Ciência, Escola e Sociedade: Concepções de Ciência de Estudantes Portugueses.
Authors: Canavarro, José Manuel de Albuquerque Portocarrero 
Keywords: Psicologia Social
Issue Date: 1997
Citation: Ciência, Escola e Sociedade: Concepções de Ciência de Estudantes Portugueses. Coimbra, ed. aut., 1997, 388 p.
Abstract: Tomando como referência as ideias de Gordon (1984), complementadas pelas de Yager (1996), as concepções de ciência dos sujeitos derivam do que se aprende (e experimenta) na escola sobre ciência e também das formas como esta é experimentada (e aprendida) na sociedade, destacando-se aqui o papel dos media e das relações preferenciais dos indivíduos. A Dissertação divide-se em duas partes. Na primeira parte, alguns temas teóricos são apresentados: a aprendizagem, equacionada de forma geral; a aprendizagem e o ensino da ciência na escola; o enquadramento social da ciência; e, por último, uma revisão de estudos sobre as concepções de ciência de actores ligados ao ensino e à escola (estudantes e professores) e sobre aspectos da relação entre estes. A segunda parte inicia-se pela definição dos objectivos dos estudos empíricos realizados. Seguidamente, apresenta-se um estudo das qualidades psicométricas dos instrumentos de medida seleccionados. São ainda expostos mais dois estudos empíricos: num deles descreve-se como a ciência, numa perspectiva de interligação à tecnologia e à sociedade, é concebida por estudantes portugueses e como alguns factores escolares e sociais são susceptíveis de contribuir para tais concepções; no último, procurou-se intervir sobre a aprendizagem da ciência desenvolvida por estudantes finalistas do ensino secundário (12o. ano) e verificar eventuais efeitos dessa intervenção nas concepções de ciência dos sujeitos em causa. A Dissertação é rematada com um esboço de interligação das suas duas partes. Faz-se uma análise integrada e problematizadora dos resultados obtidos. Em face do apurado e do reflectido, são adiantadas sugestões para a prossecução de investigações e bem assim para a implementação de intervenções no âmbito educativo e social.
URI: http://hdl.handle.net/10316/1037
Rights: embargoedAccess
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