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Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO E MEDO DE CAIR EM POPULAÇÃO ADULTA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE A MODERADA
Outros títulos: EFFECTS OF A PHYSICAL EXERCISE PROGRAM ON STATIC AND DYNAMIC BALANCE AND FEAR OF FALLING IN ADULTS WITH MILD TO MODERATE INTELLECTUAL DISABILITY
Autor: Henriques, Carolina da Fonseca
Orientador: Gomes, Beatriz Branquinho
Ferreira, José Pedro Leitão
Palavras-chave: Deficiência Intelectual; equilíbrio; risco dequeda; Intellectual Disability; balance; risk of falling
Data: 26-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO E MEDO DE CAIR EM POPULAÇÃO ADULTA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE A MODERADA
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As capacidades de equilíbrio e marcha são afetadas em pessoas com deficiência intelectual (DI) em comparação com seus pares da mesma idade na população geral. A sensação de incerteza na postura e no andar, bem como o medo de cair e se magoar, podem fazer com que pessoas com deficiência intelectual tenham maior tendência para um estilo de vida sedentário. Por sua vez, a falta de equilíbrio e a existência de déficits motores são mais evidentes nos indivíduos com DI inativos, podendo levar à perda de funcionamento básico, limitando a autonomia destas pessoas nas suas atividades diárias. O treino de equilíbrio pode ter um papel importante na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com DI, permitindo que sejam mais ativos e independentes. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercício físico no equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e no medo de cair em população adulta com deficiência intelectual leve a moderada.A amostra constituída por 31 adultos com DI da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã [ARCIL] foi dividida em grupos experimental e controlo. O grupo experimental participou no programa de exercícios físicos baseado em exercícios de componente lúdico-desportiva na Nintendo WII e exercícios de equilíbrio,durante 6 semanas, com duas sessões de 60 min por semana. O equilíbrio estático (Romberg Test e Fall Risk Test usando a plataforma de forças Physiosensing), equilíbrio dinâmico (Timed Up and Go Test), medo de cair (Falls Efficacy Scale International) e variabilidade da marcha foram avaliados pré e pós-programa.No equilíbrio estático e na variabilidade da passada são constatadas melhorias estatisticamente significativas pós-programa em função do grupo. O grupo controlo apresentou melhorias significativas no equilíbrio estático e agravamento significativo do medo de cair. Existem diferenças estatisticamente significativas em função dos grupos em variáveis do equilíbrio estático.Os resultados sugerem que o programa de exercício físico, com componente lúdico-desportiva na Nintendo WII e exercícios de equilíbrio, promove determinadas melhorias no equilíbrio estático e na variabilidade da passada.
Balance and walking abilities are affected in people with intellectual disability (ID) compared to their same-age peers in the general population. The feeling of uncertainty in posture and walking, as well as the fear of falling and hurting oneself, can make people with intellectual disabilities more prone to a sedentary lifestyle. In turn, the lack of balance and the existence of motor deficits are more evident in individuals with ID that have an inactive life style , and may lead to the loss of basic functioning, limiting the autonomy of these people in their daily activities. Balance training may play an important role in improving the quality of life of individuals with ID, allowing them to be more active and independent. The objective of this study was to analyze the effects of a physical exercise program on static balance, dynamic balance, and the fear of falling in an adult population with mild to moderate intellectual disability.The sample consisting of 31 adults with ID from the Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã [ARCIL] was divided into experimental and control groups. The experimental group participated in a physical exercise program based on exercises with a ludic-sports component on the Nintendo WII and balance exercisesfor 6 weeks, with two 60 min sessions per week. Static balance (Romberg Test and Fall Risk Test using the Physiosensing force platform), dynamic balance (Timed Up and Go Test), fear of falling (Falls Efficacy Scale International), and gait variability were assessed pre- and post-program.The control group showed significant improvements in static balance and significant worsening of the fear of falling. There are statistically significant differences between groups in variables of static balance.The results suggest that the exercise program, with a playful component on the Nintendo WII and balance exercises, promotes certain improvements in static balance and stride variability.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103405
Direitos: openAccess
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