Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103159
Title: Análise e propostas de melhoria para a digitalização de processos em contexto industrial - um caso de estudo
Other Titles: Analysis and improvement proposals for process digitalization in an industrial context - a case study
Authors: Lucas, Marta de Almeida
Orientador: Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes
Keywords: Digitalização de processos; Readiness; Maturidade; Indústria 4.0; Soluções digitais; Process Digitalization; Readiness; Maturity; Industry 4.0; Digital Solutions
Issue Date: 21-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Análise e propostas de melhoria para a digitalização de processos em contexto industrial - um caso de estudo
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: Atualmente, a aplicação de soluções digitais nas fábricas já não é uma opção, mas sim uma obrigação, para as empresas que desejam permanecer competitivas no mercado. No entanto, a sua implementação, frequentemente associada a conceitos como a Indústria 4.0 e a digitalização de processos, requer que sejam garantidas previamente condições favoráveis à sua utilização. Nesse sentido, cada vez mais, na indústria se procuram respostas para como preparar cada organização para a introdução destas tecnologias.Esta dissertação, tinha como principal objetivo servir de suporte em apoiar a Toyota Caetano Portugal S.A. – Fábrica de Ovar, no caminho para a implementação de soluções digitais nos seus processos industriais. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia, que se inicia com a definição do AS-IS dos processos da fábrica, seguindo-se da aplicação de um modelo adaptado de avaliação do estado atual de readiness, por forma a direcionar os processos a analisar, e por fim, da apresentação de um conjunto de propostas de melhoria (numa abordagem step-by-step), bem como da projeção do TO-BE.A definição do AS-IS e a avaliação do estado atual de readiness realizada permitiu concluir que a área crítica do processo produtivo é a pintura (representativa de 54% do lead time total da fábrica e 43% desse tempo devido a stocks de segurança), a par com os processos de suporte da área da manutenção. Consequentemente, o foco do estudo direcionou-se para uma zona especifica na pintura (o PT-ED) e para os processos de gestão da manutenção, tendo estes processos revelado 4mil euros/ano em MUDA passíveis de suprimir com a implementação de soluções digitais, e ainda, tendo a zona do PT-ED revelado 15mil euros/ano em custos de avaria. A análise destas duas áreas em simultâneo, levou-nos a concluir que previamente à implementação de novas tecnologias nesta zona da fábrica, existe uma forte de necessidade de estruturação e preparação de requisitos de digitalização de processos – readiness – nomeadamente ao nível da digitalização da informação nos processos de gestão da manutenção.
Nowadays, the application of digital solutions in factories is no longer an option, but a must for companies that wish to remain competitive in the market. However, its implementation, often associated with concepts such as Industry 4.0 and process digitalization, requires that favorable conditions for its use are met beforehand. In this regard, more and more, answers are being sought in industry on how to prepare each organization for the implementation of these technologies.This thesis' main goal was to support Toyota Caetano Portugal S.A. - Fábrica de Ovar, on its path towards the implementation of digital solutions in its industrial processes. To achieve this goal, a methodology was developed, starting with the definition of the AS-IS of the factory processes, followed by the application of a model for the evaluation of its current state of readiness with the intent of targeting the processes to be analyzed. And finally, a set of improvement proposals (in a step-by-step approach) was presented, as well as the projection of the TO-BE state.The definition of the AS-IS and the assessment of the current state of readiness allowed us to conclude that the critical area of the production process is the paint shop (representing 54% of the total lead time of the factory with 43% of this time due to safety stocks), along with the support processes of the maintenance department. Consequently, the focus of the study was directed towards a specific area in the paint shop (the PT-ED) as well as to the maintenance management processes, having these processes revealed 4 thousand euros per year in MUDA, which could be eliminated through the implementation of digital solutions, and also, having the PT-ED area shown 15 thousand euros per year in failure costs. The simultaneous analysis of these two areas led us to conclude that prior to the implementation of new technologies in this particular area of the plant, there's a strong need to structure and prepare the requirements of process digitalization - readiness - namely at the level of digitalization of information in maintenance management processes.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/103159
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_MartaLucas_Setembro2022_VersãoFinal.pdf5.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

184
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

282
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons