Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103156
Título: O Poder de Ensinar Matemática
Outros títulos: The Power of Teaching Mathematics
Autor: Almeida, Bibiana Vultão
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Palavras-chave: Estágio;; Matemática;; Prática Letiva;; Pedagogia;; Professora.; Internship;; Mathematics;; Teaching Practices;; Pedagogic;; Teacher.
Data: 21-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Poder de Ensinar Matemática
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio, redigido no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, descreve as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular, no ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária José Falcão em Coimbra. Sob a Orientação Científica da Professora Doutora Helena Albuquerque e sob Orientação Pedagógica da Professora Natividade Correia, o Núcleo de Estágio de Matemática foi, ainda, constituído pelas estagiárias Ana Rita Carvalho, Bibiana Almeida e Diana Batista.O Núcleo de Estágio desenvolveu a sua prática letiva no Ensino Secundário em duas turmas do 10o ano de Matemática A e numa turma do 12o ano de Matemática A.Este relatório, organizado por capítulos, descreve e evidencia os trabalhos desenvolvidos relacionados com a prática letiva supervisionada, a participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa e as atividades extracurriculares dinamizadas.A educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso é necessário que o futuro professor tenha consciência do desafio que é exercer esta profissão.O estágio é apenas o ponto de partida, a busca por evoluir deve ser uma tarefa constante.Como conclusão, será apresentada uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo deste ano letivo, destacando a importância que este teve na preparação da vida profissional da autora deste relatório.
This Internship Report, developed under the Master’s in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra, describes all the activities conducted under the Curricular Internship during the academic year of 2021/2022 at the José Falcão High School in Coimbra.Under the scientific supervision of Professor Dr. Helena Albuquerque and the pedagogic supervision of Professor Natividade Correia, the Mathematics Internship Group was, yet, comprised by interns Ana Rita Carvalho, Bibiana Almeida, and Diana Batista.The Internship Group developed its High School teaching practices across two classes of the 10 th Grade of Mathematics A and one class of the 12 th Grade of Mathematics A.This report, organised by chapters, describes and demonstrates, in a detailed manner, all the conducted assignments relating to the supervised teaching practice, the participation in the pedagogic and educational framework, as well as all the extracurricular activities carried out.Education is responsible for social transformation and development, so it is necessary that the future teacher is aware of the challenge that is to exercise this profession. The internship is just the starting point, the quest to evolve must be a constant task.The conclusion of this report presents a reflection regarding the academic year as a whole, underlining its importance preparing, the author of this report, for future professional career as a teacher.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/103156
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Bibiana_Relatório.pdf165.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

62
Visto em 16/jul/2024

Downloads

37
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons