Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1030
Title: Percepção das atitudes educativas parentais e insucesso escolar na adolescência
Authors: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz 
Orientador: Raposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos
Keywords: Psicologia pedagógica; Relações pais-filhos; Insucesso escolar
Issue Date: 11-Mar-2002
Citation: REBELO, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz - Percepção das atitudes educativas parentais e insucesso escolar na adolescência. Coimbra, 2001.
Abstract: Os estudos teóricos e empíricos desenvolvidos neste trabalho centram-se na problemática do insucesso escolar (IE), procurando desenvolver uma análise interaccionista da influência dos factores da família, em particular da percepção das atitudes educativas parentais (PAEP), no insucesso escolar na adolescência (IEA). Se a relação entre as referidas atitudes e o insucesso escolar tem sido objecto de vários estudos, não foram ainda consideradas, de forma sistemática, as questões da sua importância relativa face a outros índices da família ou das características e tipos dessa influência. Importa, pois, analisar se as atitudes educativas parentais se relacionam com aquele de forma directa ou indirecta, se desempenham um papel mediador face a outros níveis da família ou se existem efeitos moderadores naquela relação. Tendo em conta o acima exposto, estruturou-se o trabalho em duas partes fundamentais. A primeira, relativa aos estudos teóricos e subdividida em dois capítulos, incide na análise da família enquanto contexto de desenvolvimento e na questão do insucesso escolar. Na segunda parte, é apresentado o estudo desenvolvido em torno da relação entre percepção das atitudes educativas parentais e insucesso escolar, tendo por base uma amostra de 2440 sujeitos frequentando o nono ano de escolaridade no distrito de Coimbra. É feita a descrição da metodologia usada no estudo empírico e são apresentados os resultados obtidos nos estudos psicométricos dos vários instrumentos usados – Youth Perception Inventory, Eysenck Personality Questionnaire (formas adulta e júnior), e Teste de Inteligência IA. São ainda descritos os estudos e os resultados relativos à influência da percepção das atitudes parentais no insucesso escolar. Num primeiro tempo, analisa-se a relação entre aquelas variáveis e as que definem, por um lado, os contextos sociais da família e, por outro, as características pessoais do sujeito. Em seguida, são considerados sucessivos modelos que permitem analisar a influência relativa da percepção das atitudes educativas parentais, quer no insucesso relativo ao percurso escolar, quer no insucesso específico da adolescência.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1030
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.