Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103079
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dc.contributor.advisorCarvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira-
dc.contributor.authorCabral, José Carlos Barbosa-
dc.date.accessioned2022-10-17T22:04:04Z-
dc.date.available2022-10-17T22:04:04Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103079-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAs corridas de ciclismo cada vez mais se decidem a milésima de segundo, caso de provas por etapa, ou ao milímetro, caso das provas de um dia, pelo que qualquer melhoria que possa ser feita pode ser a diferença entre a vitória ou a derrota.O objetivo deste trabalho foi melhorar o desempenho de ciclistas de competição baseado na medição experimental do seu arrasto aerodinâmico, da área frontal e na sua potência.Para tal, foram usados métodos já desenvolvidos por outros autores, com algumas tentativas de melhoria desses métodos com o objetivo de diminuir o desvio padrão dos resultados dos mesmos. Foram também testados diferentes equipamentos utilizados pelo ciclista, diferentes componentes da bicicleta e diferentes posições do ciclista de modo a aferir os melhores equipamentos a utilizar pelo ciclista, os melhores componentes da bicicleta e a melhor posição do ciclista para que tenha o melhor desempenho possível. Por fim realizou-se um estudo com o intuito de perceber a melhor posição do ciclista em função do seu arrasto aerodinâmico e da sua potência.Com este trabalho foi possível concluir que a melhor posição adotada pelo ciclista não será igual durante a realização de uma prova estando esta dependente do declive longitudinal da estrada que o ciclista vai enfrentar.Foi também possível melhorar o método da determinação do arrasto aerodinâmico com a implementação de uma forma mais precisa de medição da velocidade da bicicleta.Além disso foi possível observar com este trabalho que pequenas mudanças na configuração utilizada podem levar a diferenças de desempenho consideráveis.Por fim foi também possível observar que a determinação da área frontal está fortemente dependente da capacidade de o ciclista replicar posições.por
dc.description.abstractThe gap in cycling races is getting increasingly small with cyclist wining by just thousandth of a second, in the case of stage races, or by just millimeters, in the case of one-day races, so any improvement that can be made can be the difference between victory or defeat.The aim this work was to improve the performance of competitive cyclists based on the experimental measurement of their aerodynamic drag, frontal area and power output.For that, methods already developed by other authors were used, with some attempts of improvement of those methods with the purpose of decreasing the standard deviation of their results. Different equipments used by the cyclist and different bicycle components were also tested in differebt cyclist positions in order to assess the best equipments used by the cyclist to have the best possible performance. Finally, a study was carried out in order to understand the best cyclist position according to his aerodynamic drag and power.With this work it was possible to conclude that the best position adopted by the cyclist will not be the same during all the duration of a race, as it depends on the longitudinal slope of the road that the cyclist will face.It was also possible to improve the method of determining the aerodynamic drag with the implementation of a more accurate way of measuring the bicycle speed.Moreover, it was possible to observe with this work that small changes in the configuration used can lead to considerable performance differences.Finally, it was also possible to observe that the determination of the frontal area is strongly dependent of the ability of the cyclist to replicate positions.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectArrasto aerodinâmicopor
dc.subjectÁrea frontalpor
dc.subjectPotênciapor
dc.subjectCiclismopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectAerodynamic Drag,eng
dc.subjectFrontal areaeng
dc.subjectPower outputeng
dc.subjectCyclingeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.titleOTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE CICLISTAS DE COMPETIÇÃO BASEADA NA MEDIÇÃO EXPERIMENTAL DO SEU ARRASTO AERODINÂMICO E POTÊNCIApor
dc.title.alternativePERFORMANCE OPTIMIZATION OF COMPETITION CYCLISTS BASED ON THE EXPERIMENTAL MEASUREMENT OF THEIR AERODYNAMIC DRAG AND POWER OUTPUTeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleOTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE CICLISTAS DE COMPETIÇÃO BASEADA NA MEDIÇÃO EXPERIMENTAL DO SEU ARRASTO AERODINÂMICO E POTÊNCIApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203078780-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCabral, José Carlos Barbosa::0000-0002-1236-1570-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAntunes, Fernando Jorge Ventura-
uc.degree.elementojuriLopes, António Manuel Gameiro-
uc.degree.elementojuriCarvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira-
uc.contributor.advisorCarvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
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