Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103043
Título: Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
Outros títulos: Strategy formulation and business model development- case study
Autor: Carreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vaz
Orientador: Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Palavras-chave: Estratégia; Gestão estratégica; Modelo de negócios; Gestão de marca; Strategy; Strategic Management; Business Model; Branding
Data: 18-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: A presente dissertação é o resultado da conjugação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos períodos de estudo universitário e dos conhecimentos adquiridos em contexto laboral e presencial no âmbito da atividade de uma empresa, de modo a fazer a ligação entre aqueles e estes numa situação concreta. A Morgado & CA, SA é uma empresa importadora e distribuidora de materiais e equipamentos eletrónicos e elétricos para a indústria e a construção civil, operando no mercado há 45 anos e que tem como objetivo ser uma empresa de referência neste setor.Um dos fatores cruciais para o desenvolvimento e uma boa administração empresarial é a sua gestão estratégica. Os líderes, os gestores e todos os colaboradores de uma organização devem saber exatamente a sua missão e estratégia, como é que a empresa funciona, qual é a sua origem, os seus objetivos e valores e qual a situação em que se encontra. O objetivo principal deste trabalho consiste na aplicação prática dos conceitos teóricos apresentados a uma situação real. Sendo assim, este estudo de pesquisa foi desenvolvido em várias etapas que permitiram a formulação da estratégia e a definição do modelo de negócios da empresa Morgado & CA. Estas etapas contaram com a utilização de diversas e conceituadas ferramentas de análise estratégica e de negócios que foram aplicadas ao estudo do caso. A utilização destas ferramentas permitiu não só uma análise detalhada acerca de quais os pontos fracos e os assuntos críticos para a organização, mas também conhecer quais são os pontos fortes e chegar à conclusão de que há bastantes oportunidades a serem exploradas.O desenvolvimento do modelo de negócios proposto pretende endereçar os desafios relativos ao processo de negociações que a empresa pratica, com uma especificação no fortalecimento da imagem da marca da empresa, tendo em foco uma estratégia de penetração no mercado através da diferenciação.
This dissertation is the result of the consolidation of academic knowledge and insights gathered during an in-person internship within a company’s activity, in the interest of combining all of it and applying it to a particular situation. Morgado & CA, SA is a company that imports and distributes electric and electronic equipment and materials for industrial and civil construction, which has been in the market for 45 years and aims to be a leading company in this sector.A major factor for the development and good administration of a business is its strategic management. Leaders, managers, and all employees of an organization must know exactly how the company works, its origins, goals, values and how it’s currently doing.The main objective of this paper is the practical application of theoretical concepts presented in a real-life situation. Therefore, this research study was developed in several stages that allowed the development of a strategic management and the creation of a business model in Morgado & CA. The stages included the use of several renowned strategic and negotiating analysis tools that were applied to the case study. These tools allowed not only a detailed analysis of which weaknesses and issues are critical to the organization but also helped us get to know what its strengths are. Furthermore, they allowed us to conclude that there are a lot of opportunities to be explored.The development of the proposed business model aims to address the challenges related to the negotiation process implemented by the company, along with the strengthening of the company’s brand image, while focusing on a market entry strategy through distinction.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/103043
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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