Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103027
Title: Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
Other Titles: Math Teaching: To be Student and Teacher
Authors: Oliveira, Diogo António da Silva
Orientador: Correia, Joana Maria da Silva Teles
Keywords: Aluno; Internship; Teacher; Mathematics; Teaching; Student; Estágio; Professor; Matemática; Ensino
Issue Date: 21-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Ensino da Matemática: Ser Aluno e Professor
Place of publication or event: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Abstract: No âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, foi elaborado o relatório que aqui se apresenta. O documento descreve todo o trabalho desenvolvido pelo estagiário Diogo Oliveira na Escola Secundária Jaime Cortesão no ano letivo 2021/2022.O núcleo de estágio foi composto pela Orientadora Cooperante, Professora Margarida Cid, Orientadora Científica, Professora Doutora Joana Teles, e pelos professores estagiários Diogo Oliveira, autor deste relatório, João Marcelino e Margarida Marques.Durante o ano letivo, o professor estagiário teve a oportunidade de trabalhar com três turmas. Uma turma do 10º Ano, do curso de Ciências e Tecnologias, uma turma do 10º Ano, do curso de Línguas e Humanidades e uma turma do 11º Ano, também do Curso de Línguas e Humanidades.O presente relatório encontra-se dividido em capítulos, onde são detalhadamente descritas todas as funções executadas pelo autor, desde o trabalho relacionado com a prática pedagógica às atividades desenvolvidas ao longo do ano. O relatório é iniciado por uma introdução onde o autor explica, em detalhe, a estrutura do documento e contextualiza o leitor em relação ao seu ano de estágio. Na conclusão são apresentadas as críticas e a reflexão do estagiário relativamente à sua experiência no estágio curricular. Ao longo do relatório, o autor faz referência a variados documentos que se encontram em anexo.
In the scope of the course unit Stage and Report of the Master’s degree in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, of the Mathematics Department from the Faculty of Sciences and Technologies of the University of Coimbra, it was elaborated this report. The document describes all the work developed by the intern Diogo Oliveira at Secondary School Jaime Cortesão in the academic year 2021/2022.The Internship Nucleus was formed by the Cooperative Advisor, Teacher Margarida Cid, Scientific Advisor, Teacher Joana Teles PhD, and by the interns Diogo Oliveira, this report's author, João Marcelino and Margarida Marques.Throughout the academic year, the intern had the opportunity to work with three different classes. A class from the 10th grade, of the Sciences and Technologies course, a class from the 10th grade, of the Languages and Humanities course and a class from the 11th grade, of the Languages and Humanities as well.This report is divided by chapters where all the functions executed by the author are described in detail, from the work related to the pedagogical practice to the activities developed throughout the year. The report begins with an introduction where the author explains, in detail, the structure of the document and contextualizes the reader in relation to his internship year. In the conclusion, the critiques and the intern's reflection related to his experience during the internship are presented. Throughout the report, the author refers to several documents that are featured as appendixes.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/103027
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Diogo Oliveira - Versão Final.pdf23.89 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

74
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

82
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons