Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102946
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dc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
dc.contributor.advisorCabral, João Miguel Oliveira-
dc.contributor.authorBarroso, Miguel Ângelo Gomes-
dc.date.accessioned2022-10-17T22:02:02Z-
dc.date.available2022-10-17T22:02:02Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102946-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Engenharia Civil apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe railway sector had an active role on the society and land use evolution. It was and continues to be, a mean to connect places and connect people. Regardless of the indifference and lack of investment during the previous century, in behalf of the airplane and the private car, there’s been noticed a shift on this matter, whit the railway being financed and stimulated.To the user, the decision-making factors for selecting a mean of transportation are naturally the associated travel cost, the time spent, the quality, the comfort, and the security, being the service provider responsible for fulfilling this requirement. An example of this concerns, it’s the national investments program for 2030 (Programa Nacional de Investimentos 2030, PNI2030), where the railway gets the biggest investment and biggest projects quantity, namely trough the construction of new railway lines, the upgrade and electrification of some others and the acquisition of a new rolling stock. On the remainder rail network, these targets are accomplished thanks to the maintenance operations carried. For this reason, maintenance plays a key role on this sector. Thanks to its preventive and periodical nature, allows to maintain the desired quality, comfort, and security levels, while its scheduling allows to perform the work at the right moment, taking advantage of the material and reducing the associated costs.Where required, during the maintenance and rehabilitation operations, the railway components shall be removed from site. These elements are found in different conservation status, frequently without the necessary conditions to be applied in the railway, being rated as waste, representing financial and logistic burdens to the railway managers. However, there currently exists a progression towards the Circular Economy concept, where the material’s recovery is prioritized. Therefore, the material keeps its value during its whole life cycle, being boosted its application in roles apart from the original.The present internship was carried in the company Infraestruturas de Portugal (IP), responsible for managing the national rail network, and its objective is the study of recovery solutions for the different materials retrieved from the rail line, including them in the Circular Economy concept. Considering the unique properties of each material, its conservation status and the sustainability of the analyzed options, this document ends whit the exposure of the solutions considered more favorable to the sector and to society.eng
dc.description.abstractO sector ferroviário foi um agente ativo na evolução da sociedade e do território. Foi e continua a ser, um meio de ligar destinos e ligar pessoas. Apesar do desinteresse e do desinvestimento observado no século passado, em detrimento do avião e do automóvel privado, tem-se verificado nos últimos anos a inversão de papeis, com a ferrovia a ser financiada e incentivada. Para o utilizador, as variáveis de decisão para a escolha do transporte a utilizar são naturalmente o custo associado, o tempo gasto, a qualidade, o conforto e a segurança do transporte, sendo o prestador de serviços responsável por cumprir estes requisitos. Exemplo desta preocupação é o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030), onde a ferrovia é o sector que adquire maior investimento e maior número de projetos, nomeadamente a construção de novas linhas, a modernização e eletrificação de outras e a aquisição de novo material circulante. Na restante extensão da rede ferroviária, estes objetivos são atingidos graças às operações de manutenção efetuadas. A manutenção desempenha por isso um importante papel neste sector. Graças ao seu carácter preventivo e periódico, permite manter os níveis de qualidade, de segurança e de conforto desejáveis, enquanto a sua programação permite realizar as operações no momento certo, tirando o máximo proveito dos materiais e reduzindo os custos associados.Sempre que necessário, durante as ações de manutenção ou reabilitação, procede-se ao levantamento de material de via. Estes elementos encontram-se em diferentes estados de conservação, muitas vezes sem possibilidade de serem reaplicados na ferrovia, sendo considerados resíduos, acarretando encargos financeiros e logísticos para os gestores ferroviários. No entanto, existe atualmente a migração para o conceito de Economia Circular, onde se prioriza a valorização dos materiais usados. Desta forma, os materiais conservam valor durante todo o seu ciclo de vida, sendo incentivada a sua utilização em funções distintas da original, e assim, a sua valorização.O presente estágio foi realizado na empresa Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela gestão da rede ferroviária nacional, e visa o estudo de soluções de valorização para os diferentes materiais levantados da ferrovia, procedendo à sua inclusão na Economia Circular. Tendo em conta as propriedades únicas de cada material, o seu estado de conservação e a sustentabilidade das opções em análise, o presente documento culmina na exposição das soluções consideradas mais vantajosas para o sector e para a sociedade.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectInfraestrutura Ferroviária, Economia Circularpor
dc.subjectManutenção, Reabilitaçãopor
dc.subjectValorizaçãopor
dc.subjectMateriais de Viapor
dc.subjectResíduospor
dc.subjectRailway Infrastructure, Circular Economyeng
dc.subjectMaintenance, Rehabilitationeng
dc.subjectRecoveryeng
dc.subjectRailway Materialseng
dc.subjectWasteeng
dc.titleEstudo de soluções de reutilização, reciclagem ou transformação de resíduos provenientes da manutenção e reabilitação de infraestruturas ferroviáriaspor
dc.title.alternativeStudy of reusing, recycling, or transformation solutions of waste materials generated from the railway infrastructures maintenance and rehabilitationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationInfraestruturas de Portugal, S.A.-
degois.publication.titleEstudo de soluções de reutilização, reciclagem ou transformação de resíduos provenientes da manutenção e reabilitação de infraestruturas ferroviáriaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203080181-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBarroso, Miguel Ângelo Gomes::0000-0002-3018-2613-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSantos, Paulo Fernando Antunes dos-
uc.degree.elementojuriFerreira, Adelino Jorge Lopes-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Arminda Maria Marques-
uc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes::0000-0002-1681-0759-
uc.contributor.advisorCabral, João Miguel Oliveira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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