Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102942
Título: Professores Fascinantes
Outros títulos: Fascinating Teachers
Autor: Loureiro, Carolina Santos
Orientador: Caseiro, Raquel Susana Giraldes
Palavras-chave: Alunos; Estágio; Matemática; Professor; Students; Internship; Mathematics; Teacher
Data: 21-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Professores Fascinantes
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio, realizado no ano letivo 2021/2022, surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O Estágio teve lugar na Escola Secundária de Tondela, com Orientador Cooperante o Professor Luís Carmelo e Orientadora Científica, que complementou o núcleo de estágio, a Professora Doutora Raquel Caseiro. O relatório encontra-se dividido em seis capítulos: enquadramento, prática letiva, prática não letiva, atividades extracurriculares, reuniões e direção de turma e conclusão. No primeiro capítulo, Enquadramento, apresento a cidade de Tondela, o Agrupamento ao qual a Escola Secundária de Tondela pertence, o núcleo de estágio e as turmas que estavam vinculadas ao núcleo. No segundo capítulo, Prática Letiva, relato o trabalho desenvolvido em termos de avaliação dos alunos, bem como das aulas lecionadas e das aulas assistidas pela Orientadora Científica. No terceiro capítulo, Prática Não-Letiva, apresento as atividades inerentes à escola nas quais participei. No quarto capítulo, Atividades Extracurriculares, indico as formações que atendi, as atividades que realizei com vista ao Projeto Educacional II e as atividades realizadas a nível de Núcleo de Estágio. No quinto capítulo, Reuniões e Direção de Turma, menciono as várias reuniões e direção de turma que assisti. No sexto capítulo, Conclusão, termino com uma reflexão global sobre o presente ano letivo.
This Internship Report, carried out in the academic year 2021/2022, comes within the scope of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra.The Internship took place at Secondary School of Tondela, with the Cooperating Supervisor Professor Luís Carmelo and Scientific Supervisor, who complemented the internship nucleus, Professor Raquel Caseiro.The report is divided into six chapters: framework, teaching practice, non-teaching practice, extra-curricular activities, meetings and class management and conclusion.In the first chapter, Framework, I present the city of Tondela, the Group to which the Secondary School of Tondela belongs, the internship nucleus and the classes that were binded to the nucleus.In the second chapter, Teaching Practice, I report the work developed in terms of students assessment, as well as the classes taught and the classes assisted by the Scientific Advisor.In the third chapter, Non-Teaching Practice, I present the activities inherent to the school in which I participated.In the fourth chapter, Extra-Curricular Activities, I indicate the training I attended, the activities I carried out with a view to the Educational Project II and the activities carried out by the Internship Nucleus.In the fifth chapter, Meetings and Class Management, I mention the various meetings and class management that I attended.In the sixth chapter, Conclusion, I end with a global reflection on the current academic year.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102942
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RelatórioDeEstágioVFCarolinaLoureiro.pdf39.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

55
Visto em 16/jul/2024

Downloads

72
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons