Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102895
Title: Melhoria das Práticas de Controlo da Qualidade na Indústria de Extrusão: Estudo de caso
Other Titles: Improving Quality Control Practices in the Extrusion Industry: Case Study
Authors: Nascimento, Nicole de Oliveira
Orientador: Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Keywords: Indústria de Extrusão; Práticas de controlo da qualidade; Não conformidades; Manutenção preventiva; Extrusion Industry; Quality control practices; Nonconformities; Preventive maintenance
Issue Date: 30-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Melhoria das Práticas de Controlo da Qualidade na Indústria de Extrusão: Estudo de caso
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: O presente documento resulta de uma investigação enquadrada na indústria de extrusão, em concreto, numa empresa dedicada à extrusão de plástico – TUCAB –, sendo o objetivo da investigação a análise e melhoria das práticas de controlo da qualidade. De forma a identificar problemas e fornecer contributos para a sua resolução, efetuou-se uma análise estatística às não conformidades registadas e estudou-se as atividades do Departamento da Qualidade. A metodologia utilizada segue a abordagem de estudo de caso, uma vez que se procurou um conhecimento profundo das práticas envolvidas na garantia de qualidade do produto e o seu impacto no processo atual. Adotou-se, para tal, um método misto para a recolha de dados: análise documental, brainstorming, entrevistas não estruturadas, observação participativa e estruturada. Inicialmente, focou-se a investigação nos dois processos críticos do controlo: o arranque da produção e a inspeção final dos lotes produzidos. Desta análise, advêm dois dos quatro objetivos definidos: modelar o processo de aprovação de arranque da produção e modelar o processo de inspeção por amostragem para validação final da produção. Ainda, na avaliação às práticas do Departamento da Qualidade, notou-se a importância de redefinir a periocidade e o tipo de controlo da qualidade para cada família de produtos, surgindo assim o terceiro objetivo da investigação. Por fim, e tendo em consideração a filosofia de Gestão da Qualidade Total, analisou-se as práticas do Departamento de Melhoria Contínua, advindo o quarto objetivo da investigação: elaborar planos de manutenção preventiva. O estudo de caso culminou na análise detalhada às propostas de melhoria, à luz do Enquadramento Teórico, sendo que estas não foram implementadas, testadas e quantificadas quanto aos seus benefícios, devido à curta duração do estágio. Contudo, para além de contribuir para uma melhor gestão das práticas da manutenção, as propostas, aquando implementadas, poderão auxiliar, também, as práticas de controlo da qualidade, contribuindo para um ambiente organizado e fluxo de informação coeso.
This document is the result of an investigation in the extrusion industry, in a company dedicated to polymer extrusion – TUCAB – with the objective to analyse and improve quality control practices. To identify problems and provide inputs for their resolution, a statistical analysis of the non-conformities registered was carried out and the activities of the Quality Department were studied. The methodology used follows a case study approach since an in-depth knowledge of the practices involved in product quality assurance and their impact on the current process was sought. To this end, a mixed method was adopted for data collection: documental analysis, brainstorming, unstructured interviews, and participative and structured observation. Initially, the research was focused on two critical control processes: the start of production and the final inspection of the produced batches. From this analysis, two of the four defined objectives emerge: mapping the production release process at the start of production and modelling the inspection method by sampling, for the final validation of production. In assessing the practices of the Quality Department, the importance of redefining the periodicity and type of quality control for each family of products was noted, thus arising the third objective of the research. Finally, and taking into consideration the philosophy of Total Quality Management, the practices of the Continuous Improvement Department were analysed, resulting in the fourth objective of the investigation: to elaborate preventive maintenance plans. The case study culminated in the detailed analysis of the improvement proposals, in the light of the Theoretical Background, being that these were not implemented, tested, and quantified regarding their benefits due to the short duration of the internship. However, besides contributing to better management of the maintenance practices, the proposals, when implemented, may also support the quality control practices, contributing to an organized environment and a cohesive information flow.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102895
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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