Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102891
Título: Sistema de custeio baseado em atividades numa pequena indústria alimentar
Outros títulos: Activity-based costing system in a small food industry
Autor: Gonçalves, Alexandra Raquel Velosa
Orientador: Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Palavras-chave: Activity Based Costing; Visual Management; Dashboards; Standardization; Digital Transformation; Activity Based Costing; Visual Management; Dashboards; Standardization; Digital Transformation
Data: 20-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Sistema de custeio baseado em atividades numa pequena indústria alimentar
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: A presente dissertação foi efetuada no âmbito do estágio curricular que decorreu numa pequena empresa portuguesa da indústria alimentar, com o objetivo de desenvolver um sistema intitulado de Activity-Based Costing (ABC). O desenvolvimento deste sistema começou com uma análise e tratamento dos dados, seguido da identificação das atividades principais do processo produtivo. Seguidamente, foi efetuado o estudo de tempos e métodos. Posteriormente, foram calculados os custos totais associados aos produtos, percebeu-se o respetivo lucro e, através disso, foi possível ter conhecimento sobre quais os produtos não lucrativos. Finalmente, de acordo com a margem de lucro desejada pela administração da empresa, foi atribuído um novo Preço de Venda ao Público (PVP) a cada produto. O Visual Management (VM) foi utilizado como suporte à administração, ao apoiar visualmente as informações presentes no sistema de custeio, com recurso aos dashboards. Com o apoio dos dashboards, foi possível ter uma perceção visual da situação da empresa em 2021 relativamente à faturação, custo total e lucro por secção e por família de produto. A implementação deste sistema de custeio depende da standardização das atividades. Por este motivo foi criado um guia visual de apoio à standardização, com o intuito de suportar o trabalho dos operadores de chão de fábrica. De modo a operacionalizar o sistema de custeio, foi necessário adotar as estratégias da primeira fase da Transformação Digital (TD). Estas estratégias representam mudanças incrementais no fluxo de comunicação e informação da unidade fabril. A falta de informação na empresa resultou nas limitações mais significativas deste projeto. Como tal, foi necessário recorrer a aproximações que levaram a custos aproximados dos produtos. A existência de produtos genéricos também constituiu uma limitação, uma vez que tornou a análise de alguns produtos imprecisa. O sistema de custeio e o plano de TD ainda não foram institucionalizados, contudo, a informação sobre a atualização do sistema ABC está a ser explicada à administração e ao departamento administrativo para que possam retirar o máximo proveito deste sistema.
The current dissertation was written within the scope of the curricular internship thatoccurred in a small Portuguese company in the food industry with the main goal of developing an ABC system. The development of this system started with an analysis and data processing, followed by the identification of the productive processes’ main activities. After it, a study of the times and methods was conducted. Then, the total costs related to the products were calculated, the profit of the products was clear and the non-profitable products were revealed. Finally, according to the desired profit margin of the company’s administration, a new sales price was assigned to each product. The VM was used to support the administration, by visually helping the costing system's information, using the dashboards.With them, a visual perception of the company's billing situation, total costs, profit by section and profit by product’s family in 2021 was provided. Due to the activities similarities the focus was given to this type of analysis. The implementation of this costing system depends on standardized activities, and because of it, a standardization visual guide was created to assist the shop floor workers in their activities. In order to operationalize the costing system, the digital transformation's first stage strategies were used. These strategies represent incremental changes in the communication and information flow of the factory's unity. The lack of information on the company brought up the biggest limitations of this project. As a result, it was necessary the usage of approximations, resulting in approximated product's costs. Also, the existence of generic products was presented as another limitation, as it led to inaccurate analysis of some products.The costing system and digital transformation plan have not still been institutionalized, however the information about the ABC system update is being presentedto the administration and administrative department, so that they can extract maximum capabilities from this system.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102891
Direitos: openAccess
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