Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102661
Title: As Notícias de Jornal no ensino da Geografia: Aplicação didática no tema "Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades."
Other Titles: Newspapers in the teaching of Geography: Didactic application on the theme "The natural resources available to the population: uses, limits and potentialities."
Authors: Silva, Leandro André Goulart
Orientador: Fernandes, João Luís Jesus
Keywords: Estágio Pedagógico; Estratégia Didática; Notícia de Jornal; Ensino de Geografia; Valorização económica da radiação solar; Pedagogical Internship; Didactic Strategy; Newspaper News; Teaching Geography; Economic valorization of solar radiation
Issue Date: 12-Jul-2022
Serial title, monograph or event: As Notícias de Jornal no ensino da Geografia: Aplicação didática no tema "Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades."
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório apresenta a aplicação de uma estratégia didática supervisionada, no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado de Ensino em Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano letivo 2021/2022, bem como uma análise e reflexão do ano de estágio realizado na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. A notícia de jornal foi a estratégia didática aplicada por mim, no meu ano de estágio pedagógico, e tinha como principal objetivo, perceber se a notícia de jornal enquanto estratégiadidática contribui para complementar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da disciplina de Geografia, procurando relacionar o que esta fonte de informação procura transmitirem termos práticos, com os conteúdos teóricos da disciplina de Geografia. A estratégia didática foi aplicada no âmbito da disciplina de Geografia A, no 10.º ano do Ensino Secundário, no âmbito do tema: “Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades”, mais especificamente ao subtema “A radiação solar”, e dentro deste último, uma abordagem concreta, em sala de aula, da parte teórica integrante e que correspondeà “Valorização económica da radiação solar em Portugal”, tendo por referência as Aprendizagens Essenciais para este ano de escolaridade.A sua aplicação foi feita com sucesso com a turma 10º X da ESIDM, tendo sido obtido um feedback positivo por parte dos alunos a respeito da sua utilização em sala de aula, e recomendam a sua utilização futura na disciplina de Geografia.
This report presents the application of a supervised didactic strategy, within the scope ofthe Curricular Internship of the Master of Teaching in Geography in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education of the Faculty of Arts of the University of Coimbra, in the academic year 2021/2022, as well as as an analysis and reflection of the year of internship held at Escola Secundária Infanta D. Maria, in Coimbra. Newspaper news was the didactic strategy applied by me, in my year of pedagogical internship, and its main objective was to understand whether newspaper news as a didactic strategy contributes to complement the teaching and learning process of Geography students. , trying to relate what this source of information seeks to convey in practical terms, with the theoretical contents of the Geography discipline.The didactic strategy was applied within the scope of the discipline of Geography A, in the 10th year of Secondary Education, under the theme: “The natural resources available to the population: uses, limits and potentialities”, more specifically to the sub-theme “A solar radiation”, and within the latter, a concrete approach, in the classroom, of the integral theoretical part that corresponds to the “Economic valorization of solar radiation in Portugal”, having as reference the Essential Learning for this school year.Its application was made successfully with the 10th X class of the ESIDM, and positive feedback was obtained from the students regarding its use in the classroom, and they recommend its future use in the Geography subject.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102661
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Leandro Silva.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

120
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

166
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons