Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102659
Título: O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Outros títulos: THE ELECTRONIC WASTE CHALLENGE COOPERATIVE WORK AS A PEDAGOGICAL STRATEGY
Autor: Macedo, João Alexandre Correia
Orientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Palavras-chave: Ensino da Geografia; Estágio Pedagógico; Lixo Eletrónico; Trabalho cooperativo; Estratégia pedagógica; Geography Teaching; Pedagogical Internship; Electronic Garbage; Cooperative Work; Pedagogical Strategy
Data: 28-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: O DESAFIO DO LIXO ELETRÓNICO O TRABALHO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras
Resumo: O relatório de estágio pedagógico, intitulado de “O desafio do lixo eletrónico - O trabalho cooperativo como estratégia pedagógica” é o documento que descreve e analisa a prática de ensino referente ao segundo ano de mestrado em Ensino da Geografia, realizado durante o ano letivo 2021/2022, na Escola Cristina Torres, na Figueira da Foz. No decorrer do presente relatório será apresentada uma proposta de estratégia pedagógica com o tema do lixo eletrónico, que apesar de não fazer parte do programa curricular de Geografia no 3º ciclo e Secundário, revelou-se interessante para os alunos do ponto de vista da sensibilização. A proposta apresentada é a utilização do trabalho cooperativo, ou mais comummente designado de trabalho de grupo, para a investigação e exploração do tema por parte dos alunos. A justificação da adoção desta estratégia baseia-se pela possibilidade que proporciona no desenvolvimento científico dos alunos, bem como de valores e competências sociais, permitindo fomentar o espírito de inclusão, interação e respeito, simultaneamente atribuindo responsabilidade aos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para melhor compreensão este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte é elaborada uma apresentação e descrição das atividades desenvolvidas no decorrer do ano de estágio, terminando com uma reflexão sobre o mesmo. A segunda parte apresenta o suporte científico sobre o tema do lixo eletrónico resultado do trabalho de investigação, o suporte teórico sobre o trabalho de grupo e a descrição da aplicação da estratégia colocada em prática. De seguida é apresentada uma reflexão final sobre os resultados obtidos, terminando com uma conclusão de todo o trabalho desenvolvido.
The pedagogical internship report, entitled "The challenge of electronic waste - Cooperative work as a pedagogical strategy" is the document that describes and analyzes the teaching practice referring to the second year of master's degree in Geography Teaching, held during the school year 2021/2022, at the Cristina Torres School, in Figueira da Foz. This report has a proposal for a pedagogical strategy with the topic of electronic waste, which although not part of the curriculum of Geography in the 3rd cycle and Secondary, was proved to be interesting for students from the point of view of sensitization. The proposal raised is the use of cooperative work, or more commonly known as group work, for the research and exploitation of the subject by students. The justification for the adoption of this strategy is based on the possibility it provides in the scientific development of students, as well as social, ethical values and competences, allowing to foster the spirit of inclusion, interaction and respect, while giving responsibility to students in the teaching-learning process. For a better understanding, this report is divided into two parts. In the first part, the activities developed during the year of internship are described, finishing with a brief reflection on it. The second part presents/describes the scientific support on the subject of electronic waste resulting from the research work, the theoretical support on the group work and the description of the application of the strategy put into practice. Afterwards, a final assumption is displayed on the results obtained, ending with a conclusion of all the work developed.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102659
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
JoaoMacedo_versaofinal.pdf9.12 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

37
Visto em 7/mai/2024

Downloads

67
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons