Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102656
Título: A Indústria Musical na Era Digital
Outros títulos: The Music Industry in the Digital Age
Autor: Monteiro, Beatriz da Silva
Orientador: Martins, José António Oliveira
Palavras-chave: Estágio Curricular; Salão Brazil; Coimbra; Indústria Musical; Marketing Cultural; Curricular Internship; Salão Brazil; Coimbra; Music Industry; Cultural Marketing
Data: 20-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Indústria Musical na Era Digital
Local de edição ou do evento: Salão Brazil
Resumo: A Indústria Musical na Era DigitalEste relatório de estágio resulta de um estágio curricular realizado na entidade cultural residente no coração da baixa de Coimbra, o Salão Brazil. Sala de espetáculos usada pela associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube (JACC). Este estágio realizou-se num espaço de 6 meses — entre 4 de outubro de 2021 a 4 de abril de 2022.O estágio curricular teve como orientadores José Miguel Pereira, Presidente do Jazz ao Centro Clube e programador artístico do Salão Brazil, e uma coordenação diária da Vice-Presidente e produtora do espaço, Adriana Ávila. A realização deste relatório e todo o acompanhamento académico durante a realização do Estágio foi feito pelo Professor Doutor José Oliveira Martins, com adição de coorientação da Professora Doutora Leonor Losa.Na parte inicial deste relatório, visa-se debater o conceito de indústrias culturais e musicais, a partir dos conceitos estruturados por vários académicos como Adorno (1991); Adorno e Horkheimer (1997); Hesmondhalgh (2013); Negus (1992); Wikström (2005 e 2009) — obras fulcrais para o desenvolvimento teórico das conclusões de estágio curricular.Segue-se com um enquadramento da história e das estratégias culturais do Jazz ao Centro Clube e do Salão Brazil — onde se entende associativismo, como as principais atividades da associação e a programação inserida neste espaço cultural.Prossegue-se com um “Diário de Bordo”, descrevendo as atividades que fui realizando, com destaque para as atividades que considerei mais importantes deste estágio. Descreve-se detalhadamente um dia de trabalho no Salão Brazil, tanto em horário de escritório como em horário de concerto. Procura-se conhecer mais afincadamente a JACC Records e consequentemente as estratégias de marketing usadas pela entidade culturalProcura-se de seguida, ter uma visão focada sobre o consumo da música, e como esta é vivenciada como a própria estética de quem a ouve, incutindo as novas ferramentas da indústria e fazendo uma análise da mesma, nos parâmetros globais e nacionais.Termina-se com um estudo entre estas duas vertentes: (a) um estudo da conjunção de todas as políticas e vertentes culturais que promovem a permanência do Salão Brazil como elemento crucial à expansão cultural na cidade de Coimbra e (b) uma reflexão sobre as várias transformações recentes que se deram na indústria musical e na nova comercialização da forma artística que é a música, e como podemos presenciar este novo consumo neste tipo de espaço cultural.
The Music Industry in the Digital AgeThis internship report is the result of a curricular internship carried out in Salão Brazil. a cultural organization in the heart of downtown Coimbra. Whose concert hall is used by the non-profit association Jazz ao Centro Clube (JACC). This internship took place over the period of 6 months from October 4, 2021 to April 4, 2022.This internship was guided by José Miguel Pereira, President of Jazz at Centro Clube and artistic programmer of Salão Brazil, with regular supervision by the Vice-President and producer of the space, Adriana Ávila. The preparation of this report and all the academic monitoring during the Internship was carried out under the guidance of Professor’s José Oliveira Martins and Professor Leonor Losa.In the initial part of this report, my aim is to understand the concept of cultural and musical industries, using as a reference some concepts proposed by several academics, such as Adorno (1991); Adorno and Horkheimer (1997); Hesmondhalgh (2013); Negus (1992) and Wikström (2005 and 2009) — key works to form the theoretical framework of this curricular internship’s conclusions.We continue with an account of the history and cultural strategies of Jazz ao Centro and Salão Brasil — associativism is understood as one of the main activities of the association, JACC Records as well as the programming that is developed in this cultural space.This report follows with the framework of the history and cultural defenses of Jazz ao Centro and Salão Brasil — associativism is understood, as well as the main activities of the association and the programming inserted in this cultural space.The report follows with a logbook, explaining all the main activities I completed throughout the internship. The working day at Salão Brazil is detailed, both during office hours and during concert hours. I attempt to know more closely the working habits of JACC Records in order to better understand the marketing strategies used by the cultural entity.I then turn my view on the consumption of music, and how this is experienced attending to the aesthetics of those who listen to it, experimenting with new tools which attend to the analysis of the industry, in global and national parameters.Finally, I attend to two aspects: (a) a study of the conjunction of the policies and cultural aspects that promote the permanence of Salão Brazil as a crucial element for the cultural expansion in the city of Coimbra and (b) the music industry and the new distribution of music, and how we can witness music consumption in this type of cultural space.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102656
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
BeatrizSMonteiro_VersãoFinal (2).pdf5.5 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

163
Visto em 16/jul/2024

Downloads

192
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons