Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102647
Title: Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
Other Titles: Asking to understand – a reader metacognition strategy
Authors: Henriques, Micaela Sofia Marta de Andrade
Orientador: Machado, Ana Maria Silva
Keywords: leitura; compreensão; elaboração de perguntas por parte dos alunos; texto literário; reading; comprehension; elaboration of questions by the students; literary text
Issue Date: 29-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Perguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitora
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente trabalho é uma peça fundamental do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e versa sobre a importância de se desenvolver, em sala de aula, a estratégia de compreensão leitora que consiste na elaboração de perguntas sobre o texto por iniciativa dos alunos. Com a aplicação desta estratégia pretende-se entender de que forma é que fazer perguntas ao texto auxilia os alunos no seu processo de compreensão de um texto literário, compreender as maiores dificuldades dos alunos ao ler um texto literário e também averiguar de que forma é que a estratégia interrogativa é essencial.O Relatório de Estágio compreende uma primeira parte onde se enquadra o estágio, realizado numa turma de 10.º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra), e se produz uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte incide sobre a metodologia a adotar na aplicação do tema, a sua discussão teórica, as transposições didáticas e a análise dos resultados obtidos. Depois de definir o caminho de investigação, estabeleci a seguinte pergunta de investigação: De que forma é que a elaboração de perguntas ao texto, por parte dos alunos, favorece a compreensão do texto literário? Em função dos resultados obtidos, verificou-se que a estratégia de compreensão utilizada tornou os alunos leitores mais competentes, estimulando a sua curiosidade, proporcionando-lhes uma compreensão consistente do texto e, consequentemente, um melhoramento dos seus hábitos de leitura. A evolução que demonstraram em aula (verbalizando cada vez mais as suas dúvidas) e na elaboração das perguntas revela isso mesmo.
The present work is a fundamental part of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education and deals with the importance of developing, in the classroom, the reading comprehension strategy that consists in the elaboration of questions on the text with the initiative of the students. With the application of this strategy, it is intended to understand how questioning the text helps students in their process of understanding a literary text, to understand the greatest difficulties of students when reading a literary text and also to find out how the questioning strategy is essential.The Internship Report comprises a first part which includes the internship, carried out in a 10th grade class at the Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra), and a reflection on pedagogical practice is produced. The second part focuses on the methodology to be adopted in the application of the theme, its theoretical discussion, the didactic transpositions and the analysis of the results obtained.After defining the research path, I established the following research question: How does the students' elaboration of questions to the text favor the understanding of the literary text? Based on the results obtained, it was found that the comprehension strategy used made students more competent readers, stimulating their curiosity, providing them with a consistent understanding of the text and, consequently, an improvement in their reading habits. The evolution they showed in class (verbalizing their doubts more and more) and in the elaboration of the questions reveals this.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102647
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MicaelaHenriques_versaofinal.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

65
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

104
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons