Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102647
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
dc.contributor.authorHenriques, Micaela Sofia Marta de Andrade-
dc.date.accessioned2022-10-04T22:01:01Z-
dc.date.available2022-10-04T22:01:01Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102647-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma peça fundamental do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e versa sobre a importância de se desenvolver, em sala de aula, a estratégia de compreensão leitora que consiste na elaboração de perguntas sobre o texto por iniciativa dos alunos. Com a aplicação desta estratégia pretende-se entender de que forma é que fazer perguntas ao texto auxilia os alunos no seu processo de compreensão de um texto literário, compreender as maiores dificuldades dos alunos ao ler um texto literário e também averiguar de que forma é que a estratégia interrogativa é essencial.O Relatório de Estágio compreende uma primeira parte onde se enquadra o estágio, realizado numa turma de 10.º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra), e se produz uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte incide sobre a metodologia a adotar na aplicação do tema, a sua discussão teórica, as transposições didáticas e a análise dos resultados obtidos. Depois de definir o caminho de investigação, estabeleci a seguinte pergunta de investigação: De que forma é que a elaboração de perguntas ao texto, por parte dos alunos, favorece a compreensão do texto literário? Em função dos resultados obtidos, verificou-se que a estratégia de compreensão utilizada tornou os alunos leitores mais competentes, estimulando a sua curiosidade, proporcionando-lhes uma compreensão consistente do texto e, consequentemente, um melhoramento dos seus hábitos de leitura. A evolução que demonstraram em aula (verbalizando cada vez mais as suas dúvidas) e na elaboração das perguntas revela isso mesmo.por
dc.description.abstractThe present work is a fundamental part of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education and deals with the importance of developing, in the classroom, the reading comprehension strategy that consists in the elaboration of questions on the text with the initiative of the students. With the application of this strategy, it is intended to understand how questioning the text helps students in their process of understanding a literary text, to understand the greatest difficulties of students when reading a literary text and also to find out how the questioning strategy is essential.The Internship Report comprises a first part which includes the internship, carried out in a 10th grade class at the Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra), and a reflection on pedagogical practice is produced. The second part focuses on the methodology to be adopted in the application of the theme, its theoretical discussion, the didactic transpositions and the analysis of the results obtained.After defining the research path, I established the following research question: How does the students' elaboration of questions to the text favor the understanding of the literary text? Based on the results obtained, it was found that the comprehension strategy used made students more competent readers, stimulating their curiosity, providing them with a consistent understanding of the text and, consequently, an improvement in their reading habits. The evolution they showed in class (verbalizing their doubts more and more) and in the elaboration of the questions reveals this.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectleiturapor
dc.subjectcompreensãopor
dc.subjectelaboração de perguntas por parte dos alunospor
dc.subjecttexto literáriopor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectcomprehensioneng
dc.subjectelaboration of questions by the studentseng
dc.subjectliterary texteng
dc.titlePerguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitorapor
dc.title.alternativeAsking to understand – a reader metacognition strategyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePerguntar para compreender – uma estratégia da metacognição leitorapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203073851-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorHenriques, Micaela Sofia Marta de Andrade::0000-0001-5238-3734-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MicaelaHenriques_versaofinal.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons