Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102638
Title: Ler o território no ensino da Geografia. Possibilidades pedagógicas a partir da obra "Viagem a Portugal", de José Saramago.
Other Titles: Reading the territory in the teaching of Geographie. Pedagogical possibilities from de the book "Viagem a Portugal", by José Saramago.
Authors: Martins, Andreia Susana Dinis
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Keywords: Didática da Geografia; Literatura; José Saramago; Estado de tempo e clima; Didatics of Geography; Literature; José Saramago; Weather and climate
Issue Date: 14-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Ler o território no ensino da Geografia. Possibilidades pedagógicas a partir da obra "Viagem a Portugal", de José Saramago.
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Para alguns autores, Geografia e Literatura não têm uma relação evidente. No entanto, estas duas disciplinas podem conviver numa estreita simbiose e interdisciplinaridade, em que a Geografia precisa da Literatura para a descodificação de elementos e fenómenos geográficos e espaciais e em que a Literatura precisa da Geografia para, por exemplo, localizar os lugares e regiões mencionados. Do ponto de vista do ensino, didática e pedagogia, a literatura é uma oportunidade para o professor de Geografia, uma possibilidade de marcar a diferença e construir a explicação do mundo que nos rodeia, mediante a leitura e análise de obras literárias, pela observação indireta, metodologia de trabalho do geógrafo.A obra “Viagem a Portugal”, do escritor José Saramago, único vencedor português do Prémio Nobel da Literatura, afigura-se como uma dessas oportunidades para o professor de Geografia, uma vez que para escrever este livro, Saramago foi um “geógrafo involuntário”. O escritor, percorreu Portugal de lés-a-lés e foi descrevendo paisagens, a forma como se distribui a população, tipo de tempo que encontrava por onde passava, e muitos outros aspetos geográficos, tais como a meteorologia e o clima, os recursos do subsolo e riscos naturais e ambientais (cheias e inundações). Alguns excertos e citações da obra relacionam-se com os conteúdos programáticos patentes nas “Aprendizagens Essenciais de Geografia” para o ensino básico e secundário, sendo por isso, possível o professor de Geografia utilizar os mesmos para explorar de aspetos geográficos com os alunos.
For some authors, Geography and Literature do not have an evident relationship. However, these two disciplines can coexist in a close symbiosis and interdisciplinary relationship, in which Geography needs Literature to decode geographical and spatial elements and phenomena and which Literature needs to Geography to, for example, locate places and mentioned regions. From the point of view of teaching, didactics and pedagogy, Literature is an opportunity for the geography teacher, a possibility to make a difference and build an explanation of the world around us thought the reading and analysis of literary works, by indirect observation, the geographer’s work methodology.The book “Viagem a Portugal”, by the writer José Saramago, the only Portuguese winner of the Nobel Prize for Literature, appears to be one of these opportunities for de geography teacher, since to write this book, Saramago was an “involuntary geographer”. The writer traveled from one to the other Portugal and described landscapes, the way in which the population is distributed, the type of weather he found wherever he went, and many other geographical aspects, such as meteorology and climate, subsoil resources and natural and environmental risks (floods and inundations). Some excerpts and quotes from the book relate to the syllabus included in the “Aprendizagens Essenciais de Geografia”, for primary and secondary education, making it possible for the Geography teacher to use them to explore geographical aspects with students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102638
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AndreiaMartins_versaofinal.pdf7.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

81
checked on May 7, 2024

Download(s)

105
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons