Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102638
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
dc.contributor.authorMartins, Andreia Susana Dinis-
dc.date.accessioned2022-10-04T22:00:35Z-
dc.date.available2022-10-04T22:00:35Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102638-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractPara alguns autores, Geografia e Literatura não têm uma relação evidente. No entanto, estas duas disciplinas podem conviver numa estreita simbiose e interdisciplinaridade, em que a Geografia precisa da Literatura para a descodificação de elementos e fenómenos geográficos e espaciais e em que a Literatura precisa da Geografia para, por exemplo, localizar os lugares e regiões mencionados. Do ponto de vista do ensino, didática e pedagogia, a literatura é uma oportunidade para o professor de Geografia, uma possibilidade de marcar a diferença e construir a explicação do mundo que nos rodeia, mediante a leitura e análise de obras literárias, pela observação indireta, metodologia de trabalho do geógrafo.A obra “Viagem a Portugal”, do escritor José Saramago, único vencedor português do Prémio Nobel da Literatura, afigura-se como uma dessas oportunidades para o professor de Geografia, uma vez que para escrever este livro, Saramago foi um “geógrafo involuntário”. O escritor, percorreu Portugal de lés-a-lés e foi descrevendo paisagens, a forma como se distribui a população, tipo de tempo que encontrava por onde passava, e muitos outros aspetos geográficos, tais como a meteorologia e o clima, os recursos do subsolo e riscos naturais e ambientais (cheias e inundações). Alguns excertos e citações da obra relacionam-se com os conteúdos programáticos patentes nas “Aprendizagens Essenciais de Geografia” para o ensino básico e secundário, sendo por isso, possível o professor de Geografia utilizar os mesmos para explorar de aspetos geográficos com os alunos.por
dc.description.abstractFor some authors, Geography and Literature do not have an evident relationship. However, these two disciplines can coexist in a close symbiosis and interdisciplinary relationship, in which Geography needs Literature to decode geographical and spatial elements and phenomena and which Literature needs to Geography to, for example, locate places and mentioned regions. From the point of view of teaching, didactics and pedagogy, Literature is an opportunity for the geography teacher, a possibility to make a difference and build an explanation of the world around us thought the reading and analysis of literary works, by indirect observation, the geographer’s work methodology.The book “Viagem a Portugal”, by the writer José Saramago, the only Portuguese winner of the Nobel Prize for Literature, appears to be one of these opportunities for de geography teacher, since to write this book, Saramago was an “involuntary geographer”. The writer traveled from one to the other Portugal and described landscapes, the way in which the population is distributed, the type of weather he found wherever he went, and many other geographical aspects, such as meteorology and climate, subsoil resources and natural and environmental risks (floods and inundations). Some excerpts and quotes from the book relate to the syllabus included in the “Aprendizagens Essenciais de Geografia”, for primary and secondary education, making it possible for the Geography teacher to use them to explore geographical aspects with students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDidática da Geografiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectJosé Saramagopor
dc.subjectEstado de tempo e climapor
dc.subjectDidatics of Geographyeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectJosé Saramagoeng
dc.subjectWeather and climateeng
dc.titleLer o território no ensino da Geografia. Possibilidades pedagógicas a partir da obra "Viagem a Portugal", de José Saramago.por
dc.title.alternativeReading the territory in the teaching of Geographie. Pedagogical possibilities from de the book "Viagem a Portugal", by José Saramago.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleLer o território no ensino da Geografia. Possibilidades pedagógicas a partir da obra "Viagem a Portugal", de José Saramago.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203073509-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Andreia Susana Dinis::0000-0002-9249-6271-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriPacheco, Elsa Maria Teixeira-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriSilva, Nuno Ganho Gomes da-
uc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de::0000-0003-3927-0748-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
AndreiaMartins_versaofinal.pdf7.61 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

101
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

121
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons