Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102414
Título: A relação entre ansiedade, depressão e distress com exercício físico e tempo de ecrã nos estudantes de medicina da Universidade de Coimbra: um estudo de metodologia pré e pós-teste
Outros títulos: The relationship between anxiety, depression and distress with physical exercise and screen time: a pre and post-test study
Autor: Silva, Ana Cláudia dos Reis e
Orientador: Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Palavras-chave: Ansiedade,; Depressão,; Distress,; Exercício Físico,; Tempo de Ecrã, Medicina.; Anxiety,; Depression,; Distress,; Physical exercise,; Screen time, Medicine.
Data: 15-Mar-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A relação entre ansiedade, depressão e distress com exercício físico e tempo de ecrã nos estudantes de medicina da Universidade de Coimbra: um estudo de metodologia pré e pós-teste
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Resumo: Introdução: O distress psicológico, designadamente a ansiedade e a depressão, constituem um importante problema nos estudantes de medicina. A literatura descreve uma associação positiva entre exercício físico e saúde mental e uma associação negativa entre tempo de ecrã e saúde mental. É necessário desenvolver e implementar intervenções promotoras da saúde mental. Objetivos: O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre distress psicológico, nomeadamente ansiedade e depressão, com exercício físico e tempo de ecrã nos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Os objetivos secundários foram estudar os níveis de distress psicológico, designadamente ansiedade e depressão, exercício físico e tempo de ecrã nos estudantes e perceber diferenças nos níveis de distress psicológico, nomeadamente ansiedade e depressão, de exercício físico e tempo de ecrã após informação escrita sobre a relação entre estas variáveis. Material e Métodos: Realizou-se um estudo prospetivo de coorte com intervenção informativa em amostra de conveniência constituída por 106 estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. O distress psicológico, ansiedade e depressão foram avaliados com o Patient Health Questionnaire-4. O exercício físico foi medido com o Godin-Shephard Leisure-Time Physical Activity Questionnaire. O tempo de ecrã foi aferido com um questionário criado pelos autores da investigação. A intervenção informativa foi desenhada pelos autores do estudo. Resultados: Não se encontrou nenhuma diferença estatisticamente significativa nas variáveis distress, ansiedade, depressão, exercício físico e tempo de ecrã entre o pré-teste e o pós-teste. Contudo, 10% dos estudantes melhoraram os seus resultados após a intervenção informativa. Observou-se uma associação negativa estatisticamente significativa entre tempo de ecrã e saúde mental no pós-teste. Discussão: Este estudo mostrou que após uma intervenção informativa é possível melhorara saúde mental, aumentar o exercício físico e diminuir o tempo de ecrã em estudantes de medicina. Verificou-se ainda que tempo de ecrã elevado diminui a saúde mental e que a doença mental aumenta o tempo de ecrã. Conclusão: A saúde mental nos estudantes de medicina é relevante e pode ser melhorada com recurso a mudanças de hábitos acessíveis a todas as pessoas, sendo exemplo disso o exercício físico e o tempo de ecrã.
Introduction: Psychological distress, namely anxiety and depression, is a major problem among medical students. The literature describes a positive association between physical exercise and mental health and a negative association between screen time and mental health. There is a need to develop and implement interventions that promote mental health. Objectives: The main objective of this work was to assess the relationship between psychological distress, namely anxiety and depression, with physical exercise and screen time in students of the Integrated Master's degree in Medicine of the Faculty of Medicine of the University of Coimbra. The secondary objectives were to study the levels of psychological distress, namely anxiety and depression, physical exercise and screen time in students and to understand differences in the levels of psychological distress, namely anxiety and depression, physical exercise and screen time after written information of the relationship between these variables. Material and Methods: A prospective cohort study with informative intervention was conducted in a convenience sample composed of 106 students of the Integrated Master's degree in Medicine of the Faculty of Medicine of the University of Coimbra. Psychological distress, anxiety and depression were evaluated with the Patient Health Questionnaire-4. Physical exercise was measured with the Godin-Shephard Leisure-Time Physical Activity Questionnaire. Screen time was assessed with a questionnaire created by the research authors. The informational intervention was designed by the authors of the study. Results: No statistically significant difference was found in the variables distress, anxiety, depression, physical exercise and screen time between the pre-test and post-test. However,10% of the students improved their scores after the informative intervention. A statistically significant negative association was observed between screen time and mental health in the post-test. Discussion: This study showed that after an informative intervention it is possible to improvemental health, increase physical exercise and decrease screen time in medical students. It was also found that high screen time decreases mental health and mental illness increases screen time. Conclusion: Mental health in medical students is relevant and can be improved through changes in habits that are accessible to everyone, such as physical exercise and screen time.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102414
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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