Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102382
Título: Impacto a longo prazo do autoconhecimento no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina – ensaio clínico controlado
Outros títulos: Long term impact of self-awareness in stress, burnout, self-compassion and compassion in medical students - controlled clinical trial
Autor: Costa, Inês Silva Ribeiro da
Orientador: Silva, Inês Rosendo de Carvalho e
Constantino, Liliana Rute António
Palavras-chave: autoconhecimento; stress; burnout; compaixão; estudantes de medicina; self-awareness; stress; burnout; compassion; medical students
Data: 16-Mar-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Impacto a longo prazo do autoconhecimento no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina – ensaio clínico controlado
Local de edição ou do evento: FMUC
Resumo: Introdução: Vários estudos evidenciaram uma elevada incidência de stress e burnout no seio da comunidade estudantil de medicina, com impacto negativo na qualidade de vida e nos níveis de autocompaixão, compaixão e empatia destes estudantes. O objetivo deste estudo é perceber se o autoconhecimento, utilizando o Eneagrama, tem impacto, a longo prazo, enquanto fator modificador destas variáveis.Métodos: Num ensaio clínico controlado, uma amostra inicial de 48 estudantes de medicina responderam, antes, imediatamente após e 9 meses depois de uma intervenção, a um questionário online com 6 escalas - Qualidade de Vida Percecionada (EQ-VAS), Stress Percecionado (PSS), Burnout (MBI-SS), Autocompaixão (SELFCS), Compaixão (CS) e Autorreflexão e Insight (SRIS). O grupo de intervenção, constituído por 24 participantes voluntários, realizou um curso de autoconhecimento e comunicação baseado no Eneagrama. O grupo de controlo, com o mesmo número de elementos, foi recrutado com o emparelhamento das variáveis sociodemográficas com o grupo de intervenção. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial através dos testes de Wilcoxon e U de Mann-Whitney, e a análise qualitativa de conteúdos. Resultados: Verificou-se o efeito benéfico desta intervenção, 9 meses depois, de forma significativa, na Qualidade de Vida Percecionada (p=0.014), no Stress percecionado (p=0.018), na subescala da Autocompaixão Calor/compreensão (p=0.006), no Insight e Autorreflexão (p=0.024) e na subescala Insight (p=0.002), no grupo de intervenção. Relativamente às diferenças entre os 2 grupos, antes do curso havia uma diferença significativa na Qualidade de Vida Percecionada (p=0.011), já a longo prazo as diferenças foram significativas na subescala de Autorreflexão (p=0.028) e na subdivisão Necessidade de Autorreflexão (p=0.014).Discussão: Para além dos vieses característicos deste tipo de estudos (voluntarismo e desejabilidade social), são limitações do presente trabalho o facto de a amostra não ser randomizada, não ser totalmente representativa da realidade nacional e ter ficado reduzida a 46 elementos. Ainda que não se tenha verificado um efeito benéfico na autocompaixão, tal como no imediato após a intervenção, confirmou-se o impacto positivo do autoconhecimento, a longo prazo, na qualidade de vida e no stress nos estudantes de medicina. Conclusão: Os resultados obtidos no presente estudo sugerem o efeito benéfico, a longo prazo, desta intervenção no autoconhecimento e, consequentemente, na qualidade de vida e no stress. Assim, este curso poderá ser uma estratégia de promoção da saúde mental nos estudantes de medicina e deverá ser equacionada a sua implementação nas escolas médicas portuguesas.
Introduction: Several studies have shown a high incidence of stress and burnout within the medical student community, with a negative impact on the quality of life and the levels of self-compassion, compassion and empathy of these students. The goal of this study is to understand whether self-knowledge, using the Enneagram, has a long-term impact as a modifying factor for these variables.Methods: In a controlled clinical trial, an initial sample of 48 medical students answered, before, immediately after and 9 months after an intervention, an online questionnaire with 6 scales - Perceived Quality of Life (EQ-VAS), Perceived Stress (PSS) , Burnout (MBI-SS), Self-Compassion (SELFCS), Compassion (CS) and Self-Reflection and Insight (SRIS). The intervention group, made up of 24 volunteer participants, took a self-knowledge and communication course based on the Enneagram. The control group, with the same number of elements, was recruited by matching the sociodemographic variables with the intervention group. The data obtained was subjected to descriptive and inferential statistical analysis using the Wilcoxon and Mann-Whitney U tests, and qualitative content analysis.Results: There was a significant beneficial effect of this intervention, 9 months later, on the Perceived Quality of Life (p=0.014), Perceived Stress (p=0.018), Self-Compassion subscale Warmth/Understanding (p=0.006), Insight and Self-reflection (p=0.024) and on the Insight subscale (p=0.002), in the intervention group. Regarding the differences between the 2 groups, before the course there was a significant difference in the Perceived Quality of Life (p=0.011), while in the long term the differences were significant in the Self-Reflection subscale (p=0.028) and in the Need for Self-Reflection subdivision (p=0.014).Discussion: In addition to the characteristic biases of this type of studies (voluntarism and social desirability), the limitations of the present work are the fact that the sample is not randomized, is not fully representative of the national reality and has been reduced to 46 elements. Although there was no beneficial effect on self-compassion, such as immediately after the intervention, the positive impact of self-knowledge, in the long term, on quality of life and stress in medical students was confirmed.Conclusion: The results obtained in the present study suggest the long-term beneficial effect of this intervention on self-knowledge and, consequently, on quality of life and stress. Thus, this course could be a strategy to promote mental health in medical students and its implementation in Portuguese medical schools should be considered.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102382
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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