Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102263
Título: Stresse Pandémico e Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior: O Papel da Regulação Emocional Cognitiva
Outros títulos: Pandemic Stress and Mental Health in Higher Education Students: The Role of Cognitive Emotional Regulation
Autor: Asseiro, Diogo André Martins
Orientador: Santos, António João Ferreira de Macedo e
Soares, Maria João de Castro
Palavras-chave: Stress Pandémico; COVID-19; Saúde Mental; Estratégias de Regulação Emocional Cognitiva; Estudantes do Ensino Superior; Pandemic Stress; COVID-19; Mental Health; Cognitive Emotional Regulation Strategies; Higher Education Students
Data: 19-Mai-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Stresse Pandémico e Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior: O Papel da Regulação Emocional Cognitiva
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Resumo: Introdução: A pandemia Covid-19 veio mudar o mundo de múltiplas maneiras, desde os nossos comportamentos, à forma como encaramos o nosso dia-a-dia e a nossa saúde mental. Assim, sendo a pandemia uma situação evocadora de stresse à escala individual e global procurámos perceber o seu impacto e como as pessoas responderam.Objetivo: avaliar o impacto do stresse percebido e das estratégias de regulação emocional cognitiva adaptativas e não adaptativas na saúde mental dos estudantes universitários, durante a pandemia COVID-19.Materiais e métodos: A amostra consistiu em 496 estudantes universitários que foram convidados a participar na investigação, preenchendo o questionário online, divulgado através das entidades competentes das instituições do ensino superior e redes sociais. Os instrumentos utilizados foram o Índice de Stresse Pandémico (ISP), o Questionário da Regulação Emocional Cognitiva (CERQ), o Inventário de Saúde Mental (ISM) e a Escala de Stresse Percebido (ESP).Resultados/Discussão: A gravidade dos sintomas de depressão, de ansiedade, de perda do controlo e de perturbação psicológica global (PP) apresentaram uma correlação consistente com os níveis mais elevados de CERQ-N (CERQ-Negativa), ISP-MC (stresse pandémico – mudança do comportamento), ISP-I (Impacto da pandemia na vida diária), ESP-T (stresse percebido no último mês) e com os níveis mais baixos de CERQ-P (CERQ-Positiva). A idade mais jovem associou-se a uma pior saúde mental (PP e dimensões), a níveis mais elevados de stresse percebido no último mês (ESP-T) e aos níveis mais baixos de CERQ-P. O género feminino relacionou-se com a pior saúde mental (PP e todas as dimensões), com níveis mais elevados de stresse percebido no último mês (ESP-T) e mais stresse relacionado com a mudança de comportamento na pandemia (ISP-MC). Adicionalmente, todas as variáveis de stresse (ESP-T, ISP-MC, ISP-I) relacionaram-se consistentemente com os níveis mais elevados de CERQ-N e das suas dimensões. Na análise de regressão hierárquica as variáveis sociodemográficas, as estratégias de regulação emocional cognitiva e o stresse explicaram, globalmente, entre cerca de 64% e 76% da perturbação psicológica e das suas dimensões. Os dois preditores consistentes da perturbação psicológica foram o ESP-T e CERQ-N. A idade, o género, o CERQ-P e o ISP-I foram preditores significativos menos consistentes.Conclusão: O stresse e a regulação emocional cognitiva estão associados e são preditores da perturbação psicológica durante a pandemia COVID-19. Os estudantes do género feminino e os mais jovens constituem os grupos mais vulneráveis. Os achados têm implicações práticas a nível da prevenção/ intervenção da perturbação psicológica durante a pandemia.
Introduction: The Covid-19 pandemic has changed the world and our behaviors in many ways, how we face our daily lives and our mental health. Being the pandemic a stressful situation which can evoque repercussions both at the individual and global levels, we tried to understand its impact and how people responded to it.Objective: to assess the impact of perceived stress and adaptive and non-adaptive cognitive emotion regulation strategies on the mental health of university students during the COVID-19 pandemic.Materials and methods: The sample consisted of 496 university students who were invited to participate in the research, filling out the online questionnaire, disseminated through the competent authorities of universities and social networks. The instruments used were the Pandemic Stress Index (PSI), the Cognitive Emotional Regulation Questionnaire (CERQ), the Mental Health Inventory (MHI) and the Perceived Stress Scale (PSS).Results/Discussion: The severity of symptoms of depression, anxiety, loss of control and global psychological distress (PP) showed a consistent correlation with higher levels of CERQ-N (CERQ-Negative), PSI-MC (Pandemic stress – behavior change), PSI-I (Impact of the pandemic on daily life), PSS-T (perceived stress in the last month) and with the lowest levels of CERQ-P (CERQ-Positive). Younger age was associated with worse mental health (PP and dimensions), higher levels of perceived stress in the last month (ESP-T) and lower levels of CERQ-P. Female gender was related to worse mental health (PP and all dimensions), with higher levels of perceived stress in the last month (PSS-T) and more stress related to behavior change in the pandemic (PSI-MC) . Additionally, all stress variables (PSS-T, PSI-MC, PSI-I) were consistently related to the highest levels of CERQ-N and its dimensions. In the hierarchical regression analysis, sociodemographic variables, cognitive emotion regulation strategies and stress explained, globally, between about 64% and 76% of the psychological distress and its dimensions. The two consistent predictors of psychological distress were PSS-T and CERQ-N. Age, gender, CERQ-P and PSI-I were less consistent significant predictors.Conclusion: Stress and cognitive emotional regulation are associated and predict psychological distress during the COVID-19 pandemic. Female students and younger people are the most vulnerable groups. The findings have practical implications for the prevention/intervention of psychological distress during the pandemic.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102263
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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