Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102153
Title: Stonkinator: Gerador Automático de Imagens Meméticas
Other Titles: Stonkinator: An Automatic Generator of Memetic Images
Authors: Lopes, José Pedro Tomás
Orientador: Cunha, João Miguel Andrade Proença da
Martins, Pedro José Mendes
Keywords: Visão por Computador; Mistura de Imagens; Análise de Imagem; Processamento de Linguagem Natural; Memes; Computer Vision; Image Blending; Image Analysis; Natural Language Processing; Memes
Issue Date: 9-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Stonkinator: Gerador Automático de Imagens Meméticas
Place of publication or event: DEI-FCTUC
Abstract: Um meme é uma unidade de transmissão que carrega uma ideia ou comportamento entre seres humanos. Atualmente, esse termo é associado a imagens ou vídeos encontrados na internet, muitas das vezes com uma mensagem humorística. Numa sociedade cada vez mais ativa e global, os memes surgiram como meio de entretenimento e comunicação, e ao longo dos anos foram criadas diversas imagens que trazem consigo mensagens e ideias diferentes.Aliando este crescimento relativamente à utilização de memes, com a forma veloz com que comunicamos através das redes sociais e outras aplicações, é proposto um projeto que explora a temática da Criatividade Computacional, e que tem como objetivo a criação de um sistema capaz de gerar memes num formato específico, para a utiliza-ção em redes sociais e conversas por escrito informais, de forma ágil e intuitiva para o utilizador, tomando partido de conceitos e técnicas de análise e mistura de imagens. Para isso foi feita uma análise detrabalhos relacionados e de conceitos e algoritmos estado da arte que permitiram o desenvolvimento deste sistema. Nesta dissertação são ainda enumeradas e descritas as diferentes fases do plano e processode trabalho. De maneira a avaliar o sistema em termos de utilidade, foi realizado um estudo composto por vinte e três participantes para perceber se os memes resultantes do sistema seriam partilhados nasredes sociais e em conversas por escrito informais, e ainda quais as preferências dos utilizadores em relação aos métodos de blending implementados no sistema.
A meme is a transmission unit that carries an idea or behaviour among human beings. Nowadays this term comes associated with the idea of an image or video from the internet, usually with humorous purposes. In an increasingly active and global society, these memes came as a means of entertainment and communication, and throughout the years, many images were created to encode different meanings. Combining this growth in the use of memes, with the fast way we communicate through social networks and other applications, the proposed project explores the theme of Computational Creativity, and aims to create a system capable of generating memes in a specific format, to be used in social networks and informal written conversations. The system also aims to be accessible to most people, providing an agile and intuitive way for the user to create memes by taking advantage of concepts and techniques of analysis and mixing of images and text. For this, an analysis of related works and of state-of-the-art concepts and algorithms that allowed the development of this system was carried out. This dissertation also lists and describes the different phases of the work plan and process. In order to evaluate the system in terms of usefulness, a study was carried out with twenty three participants to understand if the memes resulting from the system would be shared on social networks and in informal written conversations, and also what are the users preferences in relation to the methods of blending implemented in the system.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102153
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese_joselopes.pdf15.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

69
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

82
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons