Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/101707
Title: | Cidade educadora – as minas de opala da cidade de Pedro II, PI, Brasil, patrimônio natural geológico e geomorfológico como instrumento potencializador da capacidade educativa formal e informal da comunidade | Other Titles: | Educator city – the opal mines from the town of Pedro II, PI, Brazil, geological and geomorphological natural heritage as a tool to potentiate the formal and informal educational capacity of the community | Authors: | Brandão, Fernanda Silva | Orientador: | Tonicher, Pedro Miguel Callapez Neves, Luís José Proença de Figueiredo |
Keywords: | Cidade Educadora; Educação Ambiental Inclusiva; Opalas; Património Natural; Educating City; Inclusive Environmental Education; Opals; Natural Patrimony | Issue Date: | 26-May-2022 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A pesquisa aqui efetivada desenvolveu-se com base na perceção da necessidade de sustentar o
debate argumentativo analítico que favorecesse à investigação um grau positivo de qualidade
e amplitude na compreensão da realidade estudada: investigar um município como Pedro II,
que apresenta um alto grau de complexidade ambiental e social por estar situado no Nordeste
do Brasil, uma das mais carentes regiões do país. E, pautado nos atributos das riquezas
paisagísticas naturais e modificadas da cidade, os sítios geológicos, as artes rupestres e as
minas de extração de uma gema rara, a Opala, foi realizado um estudo diagnóstico do modo
como as pessoas percebem o património cultural e ambiental do município de Pedro II. O
objetivo foi propor um modelo sustentável de desenvolvimento educativo ambiental inclusivo
que possa conscientizar a comunidade da necessidade de preservação deste legado e do seu
uso responsável, instigando a relevância da sua participação na preservação destes sítios
através de uma educação inclusiva para todos os seus cidadãos, com o objetivo de que, com
essas ações, o município possa vir a se tornar uma Cidade Educadora. Esta é uma pesquisa de
natureza aplicada e, para sua instrumentalização, optou-se por uma metodologia teórica e
prática utilizando-se como fontes de informações a análise bibliográfica e a pesquisa de
campo, feita por levantamentos com sua teoria fundamentada nas recolhas de dados,
empregando-se os métodos investigativos mistos e, como instrumento de coleta, a aplicação
de questionários. Estes, previamente submetidos a um grupo técnico formado por três
professores da Universidade de Coimbra. A investigação levantou junto professores,
estudantes, funcionários, gestores públicos e a comunidade em geral, as experiências
vivenciadas ou projetos desenvolvidos nas áreas dentro das principais carências e
dificuldades. Após o devido cumprimento das diferentes etapas metodológicas e recorrendo à
observação reflexiva com base na revisão teórica e do público-alvo da pesquisa, na escolha
dos métodos de análise e interpretação dos dados e informações (processados através do
software SPSS 22), devido ao fato de o questionário possuir perguntas estruturadas fechadas,
semiabertas e questões abertas, foi feita a análise de conteúdo sustentando-se nos recursos do
software MAXQDA 12. A investigação permitiu concluir que os residentes nos municípios do
Pedro II apresentam uma visão ambiental heterogênea, constituída por perspetivas de mundos
e práticas distintas. Vemos que a própria conceção de meio ambiente é uma representação
social, não existindo uma definição consensual desse termo, seja na comunidade ou no âmbito
poder público municipal. Contudo, com base nos resultados da pesquisa, crê-se que, com as
diretrizes educativas orientadas às suas mais variadas vertentes, atenderá as premissas de um
desenvolvimento sustentável à medida que o cidadão residente no município se sentir parte,
for inserido no processo educativo e de formação das políticas educacionais coletivas, sendo
que, para tanto, torna-se fundamental a compreensão dos gestores municipais das
necessidades e anseios da população. Estes são elementos que subsidiarão as ações mais
eficientes e eficazes. The research carried out here was developed based on the perception of the need to support the analytical argumentative debate, which favoured a positive degree of quality and ampleness in the comprehension of the studied reality: investigating a municipality such as Pedro II, which presents a high degree of environmental and social complexity, because it's located in the Northeast of Brazil, one of the most deprived regions of the Country. And, based on the attributes of the natural and modified landscape richness of the city, the geological sites, the rock art, and the mines of extraction of a rare gem, the Opal, a diagnostic study has been carried out on how people perceive the cultural and environmental county of Pedro II, with the objective of proposing a sustainable model of inclusive environmental education that can raise awareness in the community of the need to preserve this legacy and its responsible use, instigating the relevance of its participation in the preservation of these sites through of an inclusive education, and for all its citizens, in order that, with these actions, the county may become an Educating City. This is research of an applied nature, and for its instrumentalization, a theoretical and practical methodology was chosen, using as sources of information, the bibliographical analysis, and the field research, done by surveys, with its theory based on the collections of data, using the mixed investigative methods, and as a collection instrument, the application of questionnaires, previously submitted to a Scientific Committee formed by three professors of the University of Coimbra. The research included teachers, students, staff and public managers, and the community in general, the experiences lived, or projects developed in the areas, within the main needs and difficulties. After the due fulfilment of the different methodological steps, using the reflexive observation based on the theoretical revision, and the target audience of the research, the choice of methods of analysis and interpretation of data and information, which were processed through SPSS 22 software, and also, due to the fact that the questionnaire had structured closed questions, semi-open, and open questions, content analysis was done based on the MAXQDA 12 software features. The investigation allowed to conclude that the residents in the counties of the Pedro II present a heterogenous environmental vision and, on the contrary, it is constituted by visions of different worlds and practices. We see that the conception of the environment itself is a social representation, and there's no consensual definition of this term, either in the community or in the scope of municipal public power. However, based on the results of the research, it's believed that, with the educational guidelines oriented to its most varied aspects, it will attend to the premises of a sustainable development as the citizen residing in the county feels part, and is inserted in the educational process, and for the formation of collective educational policies, being that, for this reason, becomes fundamental the understanding of the municipal managers of the needs and aspirations of the population, being these elements that will subsidize the most efficient and effective actions. |
Description: | Tese de Doutoramento em Geologia, Processos Geológicos, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/101707 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Teses de Doutoramento FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Cidade educadora as minas de opala da cidade de Pedro II 11.06.22.pdf | 47.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
233
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
537
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License