Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101564
Título: O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa
Outros títulos: The contribution of physical education to the training Of physically educated individuals: a portuguese perspective
Autor: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro 
Valenzuela Contreras, Luís Marcelo
Mendes, Nuno Serra Pacheco 
Palavras-chave: Aprendizagem; Educação Física; Prática profissional; Exercício físico; Learning; Physical Education; Professional practice; Exercise
Data: 2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Movimento
Volume: 26
Número: 1
Resumo: Este trabalho, realizado com 150 indivíduos no final da escolaridade obrigatória e candidatos a uma licenciatura em Ciências do Desporto, pretende perceber se a Educação Física está a contribuir para a formação de indivíduos fisicamente cultos. Seguimos uma metodologia quantitativa e optámos por um questionário com três partes: a primeira de questões fechadas e de caracterização sociodemográfica da amostra; a segunda, também de questões fechadas, sobre o entendimento acerca das Finalidades da Educação Física; e a terceira composta por 25 afirmações de escolha dicotómica (verdadeiro/falso), sobre conteúdos fundamentais para uma prática autónoma de atividade física, constantes nos Programas Nacionais de Educação Física (Currículos Nacionais) para o ensino secundário. Os resultados revelam fragilidades nos conhecimentos dos indivíduos relativamente ao desenvolvimento das capacidades motoras, aos efeitos da prática de exercício físico, a procedimentos de segurança e à composição e funcionamento corporal, afastando-se do preconizado por aqueles Programas Nacionais.
This study was carried out with 150 male students at the end of their mandatory education and with candidates to a degree in Sports Science and Physical Education. It aims to understand if Physical Education contributed to the education of physically educated individuals. We followed a quantitative methodology and administered a three-part questionnaire: close-ended questions for the sociodemographic characterization of the sample; close-ended questions on participants’ understanding of the purposes of Physical Education; true-or-false questions on fundamental contents for an autonomous practice of physical activity, which are included in the National Curricula of Physical Education for secondary school. The results reveal individuals’ weak knowledge of motor skills development, effects of physical exercise, safety procedures, and body composition and functioning, which is not in accordance with National Curricula.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101564
ISSN: 1982-8918
0104-754X
DOI: 10.22456/1982-8918.94574
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CIDAF - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

46
Visto em 8/mai/2024

Downloads

32
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons