Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101469
Título: Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial
Outros títulos: University of Coimbra’s World Heritage Application: process, players and principles
Autor: Campos, Joana Capela de 
Palavras-chave: Gabinete do Paço das Escolas; Gabinete de Candidatura à UNESCO; Candidatura a Património Mundial; Universidade de Coimbra; Gabinete do Paço das Escolas; Gabinete de Candidatura à UNESCO; World Heritage Application; University of Coimbra
Data: 2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Historia da Sociedade e da Cultura
Volume: 20
Resumo: Em 22 de junho de 2013, era acrescentado mais um episódio à história secular da Universidade de Coimbra (UC): a inscrição do bem Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, na Lista do Património Mundial da UNESCO. O propósito deste artigo consiste em aprofundar alguns princípios que delinearam o processo de candidatura da UC a Património Mundial, tendo em conta o contributo e influência de alguns dos seus protagonistas político-conceptuais, teóricos e decisores. Para tal, terá contribuído o pensamento e a obra desenvolvida por dois gabinetes, o Gabinete do Paço das Escolas e o Gabinete de Candidatura à UNESCO. Constituídos enquanto Projetos Especiais da Reitoria, em março e em outubro de 2004 (respetivamente), estes gabinetes tiveram como missão desenvolver o trabalho para o sucesso da candidatura. Recorrendo, sobretudo a pesquisa e revisão documental e/ou bibliográfica, este texto evidencia os testemunhos desses protagonistas, pelo papel fundamental que tiveram ao longo do processo, sob várias perspetivas.
On 22 June 2013, the University of Coimbra added one more episode to its secular history: the nomination of the University of Coimbra – Alta and Sofia in the UNESCO World Heritage List. The purpose of this paper is to improve knowledge of some principles that designed the application process, taking into account the contribution and influence of its main theoretical and politics players and decision-makers. For that process have contributed the rationale and works developed by two teams, the Gabinete do Paço das Escolas and the Gabinete de Candidatura à UNESCO. Constituted as Special Projects of the Rectory, in March and October 2004, these teams developed the work for the application success. Methodologically, this paper is based on documental and/or bibliographical research and review, highlighting the actions and rationale of the key players, due to their main role, on several perspectives.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101469
ISSN: 2183-8615
1645-2259
DOI: 10.14195/1645-2259_20_23
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEGOT - Artigos em Revistas Internacionais

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