Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101448
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA E. B. 2, 3 / S. DR. DANIEL DE MATOS JUNTO DA TURMA DO 9ºB NO ANO LETIVO 2021/2022
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT ESCOLA E. B. 2, 3 / S. DR. DANIEL DE MATOS WITH THE 9th B CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022
Authors: Marques, Carlos Manuel Lopes Rodrigues
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Educação Física; Teoria da Autodeterminação; Motivação; Pedagogical Internship; Physical Education; Self-Determination Theory; Motivation; Estágio Pedagógico
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA E. B. 2, 3 / S. DR. DANIEL DE MATOS JUNTO DA TURMA DO 9ºB NO ANO LETIVO 2021/2022
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC)
Abstract: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico que é parte integrante do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), do ano letivo 2021/2022.Pode ser entendido como o produto final deste ciclo de estudos, e o mesmo pretende relatar e refletir aquelas que foram as experiências mais relevantes durante todo o processo de aprendizagem ao longo do Estágio Pedagógico (EP).O mesmo encontra-se dividido em três capítulos, em que o primeiro é uma contextualização da prática desenvolvida elencando os motivos que me levaram a realizar a presente formação e dissertando sobre as condições em que decorreu o EP. Segue-se uma análise reflexiva da prática pedagógica, dividida em quatro áreas distintas, começando pelas atividades de ensino-aprendizagem seguidas das atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e por último a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo consiste no aprofundamento do tema problema e apresentação do estudo desenvolvido que se denomina por “Motivação dos Alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as Aulas de Educação Física. Uma Análise a Partir da Teoria da Autodeterminação.”A amostra foi de 374 alunos divididos pelos diferentes ciclos de escolaridade em análise. O instrumento utilizado foi o questionário Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) adaptado para a realidade da Educação Física em Portugal, sendo constituído por 18 questões. Os principais resultados obtidos sugerem que o tipo de motivação que obteve valores médios superiores foi a Motivação Intrínseca nos três ciclos de ensino em análise, e evidenciaram também uma distribuição sequencial ao longo do continuum da Teoria da Autodeterminação dos comportamentos mais autorregulados para os menos autónomos.
This report comes within the scope of the Pedagogical Internship curricular unit, which is an integral part of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (FCDEF-UC), from the academic year 2021/2022.It can be understood as the final product of this cycle of studies, and it intends to report and reflect those that were the most relevant experiences during the entire learning process throughout the Pedagogical Internship.It is divided into three chapters. The first is a contextualization of the practice developed, listing the reasons that led me to carry out this training and discussing the conditions in which the Pedagogical Internship took place. A reflective analysis of pedagogical practice follows, divided into four distinct areas, starting with teaching-learning activities, followed by school organization and management activities, educational projects and partnerships, and finally, the ethical-professional attitude.The third chapter consists of the deepening of the problem theme and presentation of the developed study that is called “Motivation of Students of the 2nd Cycle, 3rd Cycle and Secondary Education for Physical Education Classes. An Analysis Based on the Self-Determination Theory.”The sample consisted of 374 students divided by the different schooling cycles under analysis. The instrument used was the Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) adapted to the reality of Physical Education in Portugal, consisting of 18 questions. The main results obtained suggest that the type of motivation that obtained higher average values was Intrinsic Motivation in the three teaching cycles under analysis, and also showed a sequential distribution along the continuum of the Self-Determination Theory from the most self-regulated behaviors to the least autonomous.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101448
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
REL_ESTÁGIO_21_22_CARLOS_MARQUES.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

31
checked on May 8, 2024

Download(s)

59
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons