Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101442
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA, VÁLEGA, JUNTO DA TURMA DO 8.º F NO ANO LETIVO 2021/2022
Outros títulos: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SCHOOL BASICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA, VÁLEGA, TOGETHER WITH THE CLASS OF THE 8th F IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022
Autor: Ferreira, Tiago André Valente
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Atividade Física; Literacia Física; Educação Física; Estágio Pedagógico; Professor Estagiário; Physical Activity; Physical Literacy; Physical Education; Pedagogical Practice; Teacher Training
Data: 12-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA, VÁLEGA, JUNTO DA TURMA DO 8.º F NO ANO LETIVO 2021/2022
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: O Estágio Pedagógico tem como intuito que o professor estagiário consolide os conhecimentos adquiridos durante a sua formação, numa experiência em contexto real e supervisionada, com vista a adquirir ferramentas para as utilizar no futuro como professor. O presente Relatório de Estágio refere-se às atividades desenvolvidas e à sua reflexão durante o Estágio Pedagógico, considerado no Plano de Estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida na Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira, com a turma do 8.ºF, no ano letivo 2021/2022.Este relatório é o reflexo das aprendizagens que foram adquiridas durante o estágio pedagógico, além disso expõe os sucessos, as fragilidades, as decisões e ajustamentos que tiveram de ser realizados, com o intuito de dar resposta às dificuldades encontradas. Este documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente à Caraterização do Contexto da Prática Pedagógica, incluindo a escola, o núcleo de estágio, o grupo disciplinar e a turma. O segundo capítulo encontra-se estruturado em quatro subcapítulos, nomeadamente a área das Atividades de Ensino e Aprendizagem, a área das Atividades de Organização e Gestão Escolar, a área dos Projetos e Parcerias Educativas e Atitude Ético-Profissional. Por fim, o terceiro capítulo debruça-se sobre o Tema-Problema intitulado “A influência da Atividade Física face à Literacia Física dos alunos – Domínio Social”.
The Teacher Training is intended for the trainee teacher to consolidate the knowledge acquired during your training into an experience in a real and supervised context, in order to acquire tools to use them in the future as a teacher.This Internship Report refers to the activities developed and their reflection during the Pedagogical Internship, considered in the Study Plan for the 2nd year of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of University of Coimbra, having been the practice developed at Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira, with the 8th F class, in the academic year 2021/2022.This report is a reflection of the learnings that were acquired during the pedagogical internship, in addition, it exposes the successes, failures, decisions and adjustments that had to be made, in order to respond to the adversities encountered.This document is organized into three chapters. The first refers to the characterization of the context of pedagogical practice, including the school, the internship nucleus, the disciplinary group and the class. The second chapter is divided into four sub-chapters, namely the area of Teaching and Learning Activities, the area of School Organization and Management Activities, the area of Educational Projects and Partnerships and Ethical-Professional Attitude. Finally, the third chapter focuses on the Theme-Problem entitled “The influence of Physical Activity on the Physical Literacy of students – Social Domain”.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101442
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_de_Estágio_2022_TiagoFerreira.pdf2.63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

39
Visto em 17/jul/2024

Downloads

44
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons