Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101437
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 9th C no ano letivo 2021/2022
Outros títulos: Pedagogical Internship Report developed in Escola Secundária Infanta Dona Maria with 9th C class in 2021/2022 school year
Autor: Messias, Duarte Jorge Correia Ribeiro Monteiro
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Aprendizagem; Contexto Pandémico; COVID-19; Pedagogical Internship; Physical Education; Learning; Pandemic Context; COVID-19
Data: 13-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma do 9th C no ano letivo 2021/2022
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC)
Resumo: A profissionalização dos futuros docentes para a integração ideal dos diversos conhecimentos da área de Educação Física passa por um processo de prática profissional autónoma em contexto real, orientada e supervisionada, com a duração de um ano letivo.O presente relatório de estágio pedagógico evidencia tudo aquilo que foi o seu processo de elaboração, com vista à obtenção do grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, com base no perfil de desempenho do docente (D.L. nº 240/2001). Este constituiu o último passo no Mestrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, na Escola Secundária Infanta Dona Maria, e foi desenvolvido com a turma C do 9º ano de escolaridade, no ano letivo de 2021/2022. Refletimos sobre todas as ações realizadas no presente ano letivo, consubstanciadas na evidência científica, estruturando este documento nas seguintes secções: contextualização da prática desenvolvida; análise reflexiva da prática pedagógica; e aprofundamento do tema-problema.O atual contexto pandémico originado pela COVID-19 teve um grande impacto em todas as áreas que dizem respeito ao Ensino, contudo, a Educação Física, pela prática e contacto que implica, acabou por ser alvo de grandes alterações e adaptações durante os últimos dois anos. Com efeito, surgiu a necessidade de realizar um estudo descritivo com o objetivo de perceber o impacto das aprendizagens realizadas em Educação Física tomando em conta a classificação obtida no ano anterior bem como as suas limitações em contexto pandémico.No que diz respeito à metodologia de investigação, foi aplicado um questionário, em processo de validação, elaborado pelo Professor Doutor Paulo Renato Bernardes Nobre, a uma amostra de 175 alunos do ensino secundário da Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra. Os resultados apurados sugerem que para os alunos do ensino secundário da Escola Secundária Infanta Dona Maria as maiores aprendizagens na Educação Física dizem respeito à valorização da ética, espírito desportivo, responsabilidade, cooperação, solidariedade e a consciência cívica.
The professionalization of future teachers for the ideal integration of the several acquirements in the area of Physical Education passes through a process of autonomous professional practice in a real context, guided and supervised, during one academic year.This pedagogical internship report shows everything about its elaboration process, in order to obtain the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, based on the teacher's performance standards (D.L. nº 240/2001). This is the last step to complete this Master Degree at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education in University of Coimbra, which was developed at Escola Secundária Infanta Dona Maria, in class C of the 9th grade, in the academic year 2021/2022. This is a reflexive analysis based on all of the actions carried out in this year, supported by scientific evidence. This document is structured in the following sections: contextualization of the developed practice; reflective analysis of pedagogical practice; and deepening of the issue-problem.The current pandemic context caused by COVID-19 produced a great impact on Education, however, Physical Education, due to the involved practice and contact, has became a subject of major changes and adaptations during the last two years. Therefore, it arose the need to carry out a descriptive study with the objective of understanding the impact of the learning carried out in Physical Education and its limitations in a pandemic context in relation to the classification obtained in the previous year.Regarding the research methods, a questionnaire prepared by Professor Paulo Renato Bernardes Nobre was applied, which is in the validation process, including a sample of 175 students of Escola Secundária Infanta Dona Maria, in Coimbra.The results obtained for students of Escola Secundária Infanta Dona Maria suggest that the valorization of ethics, sportsmanship, responsibility, cooperation, solidarity and civic awareness were the greatest learnings in Physical Education.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101437
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio Pedagógico- Duarte Messias- 2017228167.pdf4.36 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 8/mai/2024

Downloads

93
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons