Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101436
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorBrites, Inês-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:00:44Z-
dc.date.available2022-08-25T22:00:44Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101436-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO concluir do período do Estágio Pedagógico representa o fim de um ciclo de muita aprendizagem e realização pessoal, abrindo portas para um outro ainda mais desafiante e enriquecedor. Este documento de cariz reflexivo contempla os conhecimentos adquiridos ao longo deste processo, salientado os aspetos que consideramos mais relevantes face às dificuldades e estratégias adotadas.O presente documento representa um Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC). Esta etapa decorreu na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte(ESEACD), junto da turma do 11º A, sob orientação do professor Cláudio Sousa e do professor Doutor Paulo Nobre, da FCDEF-UC, no ano letivo de 2021/2022.O documento encontra-se dividido em três capítulos, os quais faremos uma contextualização e enquadramento da prática pedagógica e uma análise reflexiva acerca da mesma, finalizando com a apresentação do estudo realizado, no âmbito do tema problema: “Qual a perceção de motivação dos alunos do ensino secundário face à disciplina de EF?”. Os dados mostram que o aumento da motivação dos alunos na aula de EF é maioritariamente condicionado pela prática de modalidades e tarefas do seu interesse, pelo incentivo do professor e pela realização de trabalho em grupo. Ainda, evidenciam que os rapazes se encontram mais motivados para as aulas de EF quando comparados com as raparigas.por
dc.description.abstractThe conclusion of the Pedagogical Internship period represents the end of a cycle of much learning and personal fulfillment, opening doors to an even more challenging and enriching cycle. This reflexive document contemplates the knowledge acquired during this process, highlighting the aspects that we consider most relevant in view of the difficulties and strategies adopted.This document represents an Internship Report, part of the Pedagogical Internship Curricular Unit, within the scope of the master’s in physical education teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education (FCDEF), of the University of Coimbra (UC).This stage took place at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School (ESEACD), with the 11th grade class, under the guidance of Professor Cláudio Sousa and the PhD Professor Paulo Nobre, from FCDEF-UC, in the academic year 2021/2022.The document is divided into three chapters, in which we will contextualize and frame the pedagogical practice and a reflective analysis about it, ending with the presentation of the study carried out, within the scope of the problem theme: “What is the perception of motivation of secondary school students in relation to the PE subject?”. Results show that the increase in student’s motivation in the PE class is mostly conditioned by the practice of modalities and tasks that interest them, by the teacher’s encouragement and by carrying out group work. Furthermore, they show that boys are more motivated for PE classes when compared to girls.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022por
dc.title.alternativePEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH 11ºA CLASS IN THE SCHOOL YEAR OF 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFCDEF-UC-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055152-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBrites, Inês::0000-0002-3023-6714-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriVaz, Vasco Parreiral Simões-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Inês Brites.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

59
checked on May 8, 2024

Download(s)

123
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons