Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101433
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO JUNTO DA TURMA DO 11º1G NO ANO LETIVO 2021/2022
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO WITH THE 11º1G CLASS IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR
Authors: Sousa, Mariana Martins de Castro
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Formação; Intervenção Pedagógica; Teacher Training; Pedagogical intervention
Issue Date: 12-Jul-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO JUNTO DA TURMA DO 11º1G NO ANO LETIVO 2021/2022
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente documento surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do 2º ano, 4º semestre do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e deriva da aplicação, num contexto prático, dos conhecimentos adquiridos durante a minha formação académica. A aplicação destes conceitos foi incrementada na escola secundária Avelar Brotero, no ano letivo 2021/2022, junto da turma do 11ºG do curso Científico-Humanístico.A experiência do estágio pedagógico é essencial para a formação integral do aluno, considerando que, cada vez mais, são requisitados profissionais de excelência. Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Pedagógico é uma experiência em que o aluno mostra a sua criatividade, originalidade, independência e caráter. O estágio pedagógico vai muito além de um simples cumprimento de exigências académicas impostas pela faculdade, é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional, por ser uma fase extremamente reflexiva, além de ser um instrumento importante de integração entre universidade, escola e comunidade (Filho, 2010). Este documento, dá ênfase a todo o processo realizado desde o início ao término do ano letivo, percorrendo todas as fases, desde o planeamento, reflexão, até à realização da avaliação das componentes práticas, com o intuito de aprimorar o processo ensino-aprendizagem, transmitindo conhecimentos e aprendizagens significativas aos alunos através de um ensino de qualidade.Posto isto, este documento está organizado em três capítulos: o primeiro capítulo descreve a contextualização da prática desenvolvida, é composto pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto; o segundo capítulo refere-se à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, nomeadamente, às atividades de ensino-aprendizagem, à organização e gestão escolar, aos projetos e parcerias educativas e à atitude ético-profissional; por último, o terceiro capítulo aborda o aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado sob o tema: Dificuldades Sentidas na Unidade Didática de Andebol- Perspetiva dos Alunos Estagiários do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra.
The following document was elaborated for the curricular unit of Relatório de Estágio do 2º year, 4º Semester in the Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, and comes from the application, in a practical context, of the acquired knowledge adquired during my academic evolution. These concepts aplication was put on experience in Escola Secundária Avelar Brotero’s 11ºG class of the Curso Científico-Humanístico, during the teaching period of 2021/2022. Teacher training in teaching experience is essential for the student’s education, considering that, now more than ever, we need professionals of excellence. For Bianchi et al. (2005) the Pedagogic Internship (PI) is an experience where the student can show their creativity, originality, independence, and character. The PI goes way beyond the simple accomplishment of the required demands put in place by the faculty, by being an extremely introspective phase, it is also an opportunity of personal and professional growth, besides being an important instrument of integration between university, school, and community. (Filho, 2010). This document shows all the process since the beginning until the end of the school year, going through all the phases, planning, introspection, and evaluation of the practical component, with the objective of improving the teaching-learning process. The document is organized in 3 chapters: The first, describes the practical contextualization developed, and is composed by the initial expectations, the formative project and the context’s characterization; the second chapter refers to the reflexive analysis about the pedagogic practice, namely, the teaching-learning activities, the organization and management of the school, the projects and educational partnerships, and the ethical-professional attitude; Lastly, the third chapter, goes into the exploration of the Theme-Problem, characterized under the term: Difficulties Felt In The Handball Teaching Unit - Perspective Of Master's Preservice Teacher In Physical Education In Basic And Secondary Education At The Coimbra University.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101433
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estagio_MarianaSousa final_signed.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

54
checked on May 8, 2024

Download(s)

133
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons