Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101433
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorSousa, Mariana Martins de Castro-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:00:42Z-
dc.date.available2022-08-25T22:00:42Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101433-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente documento surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do 2º ano, 4º semestre do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e deriva da aplicação, num contexto prático, dos conhecimentos adquiridos durante a minha formação académica. A aplicação destes conceitos foi incrementada na escola secundária Avelar Brotero, no ano letivo 2021/2022, junto da turma do 11ºG do curso Científico-Humanístico.A experiência do estágio pedagógico é essencial para a formação integral do aluno, considerando que, cada vez mais, são requisitados profissionais de excelência. Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Pedagógico é uma experiência em que o aluno mostra a sua criatividade, originalidade, independência e caráter. O estágio pedagógico vai muito além de um simples cumprimento de exigências académicas impostas pela faculdade, é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional, por ser uma fase extremamente reflexiva, além de ser um instrumento importante de integração entre universidade, escola e comunidade (Filho, 2010). Este documento, dá ênfase a todo o processo realizado desde o início ao término do ano letivo, percorrendo todas as fases, desde o planeamento, reflexão, até à realização da avaliação das componentes práticas, com o intuito de aprimorar o processo ensino-aprendizagem, transmitindo conhecimentos e aprendizagens significativas aos alunos através de um ensino de qualidade.Posto isto, este documento está organizado em três capítulos: o primeiro capítulo descreve a contextualização da prática desenvolvida, é composto pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto; o segundo capítulo refere-se à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, nomeadamente, às atividades de ensino-aprendizagem, à organização e gestão escolar, aos projetos e parcerias educativas e à atitude ético-profissional; por último, o terceiro capítulo aborda o aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado sob o tema: Dificuldades Sentidas na Unidade Didática de Andebol- Perspetiva dos Alunos Estagiários do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractThe following document was elaborated for the curricular unit of Relatório de Estágio do 2º year, 4º Semester in the Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, and comes from the application, in a practical context, of the acquired knowledge adquired during my academic evolution. These concepts aplication was put on experience in Escola Secundária Avelar Brotero’s 11ºG class of the Curso Científico-Humanístico, during the teaching period of 2021/2022. Teacher training in teaching experience is essential for the student’s education, considering that, now more than ever, we need professionals of excellence. For Bianchi et al. (2005) the Pedagogic Internship (PI) is an experience where the student can show their creativity, originality, independence, and character. The PI goes way beyond the simple accomplishment of the required demands put in place by the faculty, by being an extremely introspective phase, it is also an opportunity of personal and professional growth, besides being an important instrument of integration between university, school, and community. (Filho, 2010). This document shows all the process since the beginning until the end of the school year, going through all the phases, planning, introspection, and evaluation of the practical component, with the objective of improving the teaching-learning process. The document is organized in 3 chapters: The first, describes the practical contextualization developed, and is composed by the initial expectations, the formative project and the context’s characterization; the second chapter refers to the reflexive analysis about the pedagogic practice, namely, the teaching-learning activities, the organization and management of the school, the projects and educational partnerships, and the ethical-professional attitude; Lastly, the third chapter, goes into the exploration of the Theme-Problem, characterized under the term: Difficulties Felt In The Handball Teaching Unit - Perspective Of Master's Preservice Teacher In Physical Education In Basic And Secondary Education At The Coimbra University.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogical interventioneng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO JUNTO DA TURMA DO 11º1G NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.title.alternativePEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO WITH THE 11º1G CLASS IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO JUNTO DA TURMA DO 11º1G NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055217-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, Mariana Martins de Castro::0000-0002-9209-1493-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSarmento, Hugo Miguel Borges-
uc.degree.elementojuriMarques, Adilson-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estagio_MarianaSousa final_signed.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

70
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

159
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons