Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101430
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
dc.contributor.authorSelôres, Helder Miguel Fernandes-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:00:39Z-
dc.date.available2022-08-25T22:00:39Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101430-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis internship report aims to conduct a reflective analysis of the Pedagogical Internship, in which, through a teaching practice supervised by the cooperating teacher, the student teacher had the possibility of putting into practice the knowledge acquired throughout his academic path. The Pedagogical Internship represents the last stage to the conclusion of the Master’s in Physical Education Teaching Training in the Elementary and Secondary levels, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Pedagogical Internship took place in the Elementary and Secondary School Quinta das Flores, with the 10th grade class D of the Scientific-Humanistic and Visual arts course, in the school year of 2021/2022. This study will present and reflect upon the processes and activities conducted throughout the internship.This document is divided into three main chapters: a contextualization of the practice, a reflective analysis of the pedagogical practice and, lastly, an in-depth analysis of the problem-theme. The first chapter approaches the story of life and characterizes the overall context. The second chapter focuses on the several stages of the Pedagogical Internship, such as the activities related to teaching-apprentice, organization and school management, projects, educational partnerships, and ethic-professional actions. In the third and last chapter, we conduct a thorough analysis of the main theme-problem, entitled “The perception of the students, student teacher and cooperating teacher of the student teacher’s pedagogical intervention in the Physical Education class”. With this study, we were able to reflect not only on the pedagogical intervention but also in the strategies that could improve it. As such, we have verified that there was an improvement in the intervenient’s perception from the first moment to the second moment in respect to the student teacher’s pedagogical intervention, in the dimensions “Instruction”, “Planning and Organization”, “Pedagogical Relationship”, “Discipline” and “Evaluation”, with a higher convergence of perceptions being between the student teacher and the supervisor teacher.eng
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio visa uma análise reflexiva sobre todo o Estágio Pedagógico, onde através de uma prática docente supervisionada, o professor estagiário teve a possibilidade de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação académica. Assim, o Estágio Pedagógico representa a última etapa para a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma D do 10º ano de escolaridade do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, no decorrer do ano letivo 2021/2022. Desta forma, pretendemos apresentar e refletir sobre os processos e atividades realizadas no âmbito do Estágio Pedagógico. O presente documento está dividido em três capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e por último, o aprofundamento do tema problema. O primeiro capítulo aborda a história de vida e a caraterização do contexto. O segundo capítulo está relacionado com as várias áreas do Estágio Pedagógico, tais como as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No terceiro e último capítulo aprofundamos o tema problema, denominado de “A perceção dos alunos, professor estagiário e professor orientador sobre a intervenção pedagógica do estagiário na aula de Educação Física”, onde através da realização deste estudo pudemos refletir sobre a nossa intervenção pedagógica, bem como definir estratégias que melhorassem a mesma. Assim, verificámos que existiu um aumento das perceções em relação à intervenção pedagógica do professor estagiário do primeiro para o segundo momento, nas dimensões “Instrução”, “Planeamento e Organização”, “Relação Pedagógica”, “Disciplina” e “Avaliação”, revelando uma maior convergência de perceções entre professor estagiário e professor orientador.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, JUNTO DA TURMA DO 10ºD NO ANO LETIVO DE 2021/2022. A PERCEÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSOR ESTAGIÁRIO E PROFESSOR ORIENTADOR SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PRODESSOR ESTAGIÁRIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.title.alternativePEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN THE ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES, WITH THE 10TH GRADE CLASS D IN THE YEAR 2021/2022. PERCEPTION OF STUDENTS, STUDENT TEACHER AND COOPERATING TEACHER ON THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE INTERN TEACHER IN THE CONTEXT OF PHYSICAL EDUCATION CLASSeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, JUNTO DA TURMA DO 10ºD NO ANO LETIVO DE 2021/2022. A PERCEÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSOR ESTAGIÁRIO E PROFESSOR ORIENTADOR SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PRODESSOR ESTAGIÁRIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055144-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSelôres, Helder Miguel Fernandes::0000-0003-0193-2566-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
uc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_HélderSelôres_Final.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

60
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

82
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons