Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101406
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTerra, Ana Lúcia-
dc.date.accessioned2022-08-25T11:10:21Z-
dc.date.available2022-08-25T11:10:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn08735670pt
dc.identifier.issn21836671pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101406-
dc.description.abstractOs contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFormação em Ciência da Informaçãopt
dc.subjectInovação pedagógicapt
dc.subjectLicenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informaçãopt
dc.titleAprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informaçãopt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage54pt
degois.publication.lastPage72pt
degois.publication.issue17pt
degois.publication.titlePáginas a&bpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.21747/21836671/pag17a4pt
dc.date.embargo2022-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0003-1292-2849-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
2022TerraPaginasAB.pdf692.85 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

165
checked on Sep 25, 2024

Download(s)

102
checked on Sep 25, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.