Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101194
Title: Joana Semião, homo Œconomicus e homo politicus: urdindo uma epistemologia “tolerante” moçambicana
Other Titles: Joana Semião, homo OEconomicus and homo politicus: weaving a Mozambican ‘tolerant’ epistemology
Authors: Pereira, Dulce Maria Passades 
Keywords: Ausências; silêncios; homo OEconomicus; homo politicus; absences; silences; homo OEconomicus and; homo politicus; Ausencias; silencios; homo OEconomicus; homo politicus
Issue Date: 2021
Serial title, monograph or event: Ex Aequo
Issue: 43
Abstract: Tendências globais sobre o neoliberalismo colocaram Moçambique (mais) exposto aos jargões, às correntes teóricas e às práticas das ideologias dominantes. Discursos sobre movimentos de mulheres, feminismo, género e mulher, de uma forma geral associados aos palcos das decisões, às mesas do poder e aos meandros políticos, são localmente propostos como sistemas cosmológicos de parâmetros de estruturação da sociedade, propondo uma teoria e prática glocal, num contexto enfraquecido pela sua condição de país em vias de desenvolvimento. Com o pretexto de pensar o processo de emancipação da mulher moçambicana a partir da cultura do silenciamento da trajetória da moçambicana Joana Semião, neste artigo, o objetivo é compreender a “representação” da ausência da mulher na sociedade moçambicana no contexto dos fantasmas: homo OEconomicus e homo politicus.
Global trends on neoliberalism have placed Mozambique (more) exposed to jargon, theoretical currents, and the practices of dominant ideologies. Speeches about women’s movements, feminism, gender and women, in general associated with the places of decisions, tables of power, and political intricacies, are locally proposed as cosmological systems of parameters for structuring society, proposing a glocal theory and practice, in a context weakened by its condition as a developing country. With the pretext of thinking about the process of emancipation of Mozambican women, based on the culture of silencing the trajectory of the Mozambican Joana Semião, this article aims to understand the ‘representation’ of the absence of women in Mozambican society, in the context of homo OEconomicus and homo politicus ghosts.
Las tendencias mundiales del neoliberalismo han expuesto (más) a Mozambique a la jerga, corrientes teóricas y prácticas de las ideologías dominantes. Los discursos sobre los movimientos de mujeres, feminismo, género y mujeres, en general asociados a los escenarios de decisión, a las mesas de poder y a los meandros políticos, se proponen localmente como sistemas cosmológicos de parámetros para estructurar la sociedad, proponiendo una teoría y una práctica glocal, en un contexto debilitado por su condición de país en desarrollo. Con el pretexto de pensar el proceso de emancipación de la mujer mozambiqueña desde la cultura de silenciar la trayectoria de la mozambiqueña Joana Semião, en este artículo se pretende comprender la “representación” de la ausencia de la mujer en la sociedad mozambiqueña en el contexto de los fantasmas: homo OEconomicus y homo politicus.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101194
ISSN: 08745560
21840385
DOI: 10.22355/exaequo.2021.43.11
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

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