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Título: Atribuição de género gramatical por aprendentes de PLNM em palavras sufixadas.
Outros títulos: Grammatical gender assignment by portuguese non-native language learners in suffixed words
Autor: Rio-Torto, Graça Maria de Oliveira e Silva 
Ferreira, Tânia Santos 
Palavras-chave: Género gramatical; Aquisição lexical; Sufixação; Derivação; Português como língua não materna; Grammatical gender; Lexical acquisition; Suffixation; Derivation; Portuguese as a non-native language
Data: 1-Dez-2022
Projeto: saberportugues.pt 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Confluência
Resumo: Neste estudo, pretende-se indagar em que medida a atribuição de género gramatical em nomes sufixados, por aprendentes de Português europeu como Língua não Materna (PLNM), varia em função do sufixo e, mais especificamente, da classe formal deste e da marca de género associada. A base empírica deste estudo foi extraída de um inquérito, no qual se solicitava a aprendentes tardios, falantes nativos de chinês, a frequentar turmas de diferentes níveis de aprendizagem (de B1 a C1), que explicitassem o valor de género nominal de nomes sufixados em -ção, -s[z]ão, -ão, -agem, -idade e -ice. Registaram-se padrões idênticos em todos os níveis de aprendizagem, mas há uma incidência assinalável de desvios em formas sufixadas em -ão e -ice. Estes resultados mostram que a atribuição de um valor de género ao nome depende do grau de representatividade e de opacidade do sufixo no input e do respetivo valor de género associado.
This study aims to investigate to what extent the grammatical gender assignment of suffixed nouns by learners of European Portuguese as a non-native language (PNNL) varies according to the suffix and, more specifically, its formal class and the gender’s marker associated to them. The empirical basis of this study was drawn from a survey, in which late learners, native speakers of Chinese, who attend classes of different levels of learning (from B1 to C1), were asked to explicit the nominal gender value of suffixed nouns in -ção, -s[z]ão, -ão, -agem, -idade and -ice. Identical patterns were found at all levels of learning, but there is a notable incidence of deviations in suffixed forms in -ão and -ice. These results show that the assignment of nouns to genders depends on the degree of representativeness and opacity of the suffix in the input and its associated gender value.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100608
Direitos: openAccess
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