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Título: Moralidade e excelência numa época de pluralismo : contributos do ensino superior
Autor: Gonçalves, Susana Maria de Almeida 
Orientador: Simões, Maria da Conceição Taborda
Alferes, Valentim Rodrigues
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento; Moralidade; Ensino superior; Estudantes -- ensino superior
Data: 17-Fev-2005
Citação: GONÇALVES, Susana Maria de Almeida - Moralidade e excelência numa época de pluralismo : contributos do ensino superior [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2004. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/1005
Resumo: A presente dissertação tem por objectivo o estudo dos mecanismos de regulação da moralidade e procura identificar os modos de agenciamento de diversos factores sociodemográficos e da experiência no ensino superior sobre a identidade sociomoral dos estudantes, incluindo as suas concepções e orientações para a excelência. Concebendo a moralidade como um dispositivo psicossocial de regulação das interacções entre indivíduos, concluímos, a partir da literatura revista, que as condições promotoras da excelência (entendida em termos afectivos, intelectuais e éticos) passam pelas oportunidades ambientais e educativas. Também verificámos que a orientação para a “complexidade psicológica” é o que distingue as pessoas que melhor lidam com os problemas das sociedades complexas e que melhor contribuem para os resolver. Registando o interesse e as implicações destas conclusões para o estudo do ensino superior e dos seus efeitos no desenvolvimento sociomoral do estudante, efectuámos um inquérito psicossocial destinado a analisar os seguintes domínios da identidade sociomoral: (a) socialização dos valores e das concepções de excelência sociomoral; (b) crenças e atitudes sobre o self e o mundo social e orientações para determinadas opções ideológicas e formas de relacionamento; (c) nível de conhecimentos e estratégias de auto-regulação desenvolvidas para a compreensão do mundo contemporâneo; (d) grau de envolvimento/activismo social, cultural e intelectual; e (e) interesses sobre domínios centrais de organização da vida social (política, questões humanitárias e ambientais, cultura, ciência, economia, etc.). O estudo, no qual participaram 860 estudantes do ensino superior, teve em conta o efeito de factores sociodemográficos e da experiência no ensino superior, considerando, no caso dos estudantes finalistas, as percepções do estudante sobre o ethos institucional e as oportunidades de reflexão e aprendizagem guiada. Os resultados apontam para a conclusão de que desenvolvimento sociomoral dos estudantes não depende apenas dos seus recursos psicológicos individuais, sendo relevantes os efeitos de vários factores sociodemográficos e educativos, entre os quais se incluem as competências das instituições educadoras para modelar a estrutura moral da identidade e as posições sociomorais dos seus educandos.
The present dissertation aims to study the mechanisms of regulation of morality and it intends to identify the effects of higher education upon students’ sociomoral identity and their conceptions of excellence. We conceive morality as a psychosocial instrument of regulation of interactions between individuals and we conclude, after reviewing the literature and empirical research that environmental and educational opportunities are among those favourable conditions to promote excellence (conceived in affective, intellectual and ethical terms). We noted that the orientation towards psychological complexity is what distinguishes those who cope better with problems in complex environments and demanding societies, and those who better contribute to solving them. Considering the interest and the implications of these conclusions for the study of higher education and its effects on students’ sociomoral development, we conducted a research based on a psychosocial inquiry to university students and we have analyzed the following domains of sociomoral identity: (a) the socialization of values and conceptions of sociomoral excellence; (b) beliefs and attitudes towards self and worldviews and ideological orientations; (c) the level of basic knowledge about concepts and facts relevant to deepen the knowledge of the contemporary world; (d) the level of involvement/social activism; and (e) the interests about central domains of social life organization (politics, humanitarian and environmental issues, culture, science, economics…). The study, which included a sample of 860 university students, accounted for the effects of both social/demographic factors, and student experience at higher education. As for undergraduates in their final year, it looked at their perceptions of institutional ethos and the opportunities of reflection and guided learning provided by the college. The results indicate that the sociomoral development of students doesn’t depend only on their individual psychological qualities, but also on the environmental and educational opportunities, including those provided by the higher education institution in creating competent strategies to model students’ moral identity and sociomoral values.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1005
Direitos: openAccess
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