Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100444
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA DO 7º A, NO ANO LETIVO 2020/2021 PERCEÇÃO DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO E RESPETIVOS ALUNOS SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Other Titles: pedagogical internship report,held at José Estêvão School during the 2020/2021 school calendar with the 7th grade. INTERN TEACHER AND HIS STUDENT’S PERCEPTION ON PEDAGOGICAL INTERVENTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES.
Authors: Silva, João Francisco Sousa
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Formação Docente; Aprendizagem; Pedagogical internship; Physical Education; Teaching Education; Learning
Issue Date: 9-Dec-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA DO 7º A, NO ANO LETIVO 2020/2021 PERCEÇÃO DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO E RESPETIVOS ALUNOS SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Place of publication or event: Agrupamento de escolas José Estêvão
Abstract: Este documento surge no âmbito do Relatório de Estágio no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola José Estêvão no ano letivo 2020/2021 junto da turma do 7º ano de escolaridade. O objetivo principal deste documento é a exposição de todas as atividades desempenhadas ao longo do estágio pedagógico, centradas na reflexão e análise de todas as vivências, procurando expressar os processos desencadeados, as estratégias adotadas e competências adquiridas. O novo contexto ao qual fomos expostos, representava incerteza e imprevisibilidade. A necessidade de desenvolver de forma resiliente a nossa capacidade de adaptação e uma intervenção pedagógica eficaz através do domínio de metodologias, e estratégias ajustadas à nossa realidade foi a nossa maior preocupação. Num processo com responsabilidades da função docente na prática letiva, com desempenho de assessoria a um cargo de gestão intermédia, e intervenções na comunidade escolar, procurámos estabelecer um fio condutor na procura da harmonia na interpretação deste processo como um todo e não de forma isolada. Durante este período, o Desporto e a Educação Física como áreas de intervenção, implicavam uma ação diária de transversalidade em todas as áreas, de forma a que a aquisição das competências necessárias não fosse isolada da sua verdadeira essência e índole. Neste sentido, o estágio pedagógico alertou-nos para a necessidade de uma reflexão contínua sobre a intervenção pedagógica e papel como agente educativo, assim como para uma observação atenta, capaz de contribuir com respostas adequadas e eficientes aos interesses e necessidades dos nossos alunos.
The main objective of this document is to describe all the activities performed during our pedagogical internship as part of our master’s in teaching of Physical Education in Basic and Secondary School held at José Estêvão School during the 2020/2021 school calendar with the 7th grade. These activities were focused on the refection and analysis of all experiences, expressing the related processes, adopted strategies and acquired competencies. We were exposed to a new reality characterised by uncertainty and unpredictability. Our focus was on developing a resilient way to adapt and build an efficient pedagogical intervention, mastering the methodologies and adjusting interventions to our new reality.Being part of a process with teaching responsibilities, assisting a middle management role and intervening in the School's community, our focus was to establish a guiding principle of putting harmoniously together the understanding of this process as all and as isolated pieces. During this internship, Sports and Physical Education as areas of interventions implied a daily transversal overview in all senses. The acquisition of the necessary skills was not isolated from its true essence and nature.Overall, the pedagogical internship has created awareness of the need for a continuous reflection on pedagogical interventions and the role as an educational agent, as well as for watchful observation, capable of contributing with adequate and efficient responses to the specific interests and needs of our students
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/100444
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_2021_João SilvaVF.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons