Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1002
Title: Crenças, atitudes e comportamentos na gravidez : contributo da psicologia da saúde para o estudo da sua relação
Authors: Couto, António de Jesus 
Orientador: Pires, Carlos Manuel Lopes
Keywords: Psicologia da saúde; Gravidez
Issue Date: 24-Sep-2001
Citation: COUTO, António de Jesus - Crenças, atitudes e comportamentos na gravidez : contributo da psicologia da saúde para o estudo da sua relação. Coimbra, 2000.
Abstract: Com o presente trabalho pretende-se estudar, fundamentalmente, a relação entre crenças, atitudes e comportamentos das grávidas. Procurando compreender, de uma forma mais alargada, o objecto de estudo, procura-se, também, analisar o processo de aquisição das crenças relativas à gravidez, numa amostra de jovens, noutra de grávidas e em duas amostras de técnicos de saúde (médicos e enfermeiros). Procura-se, ainda, analisar a atitude dos jovens e das grávidas, em relação àquelas crenças e a forma como os técnicos de saúde lidam com elas. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um questionário para cada amostra, construído para o efeito. Como conclusões, consideradas mais relevantes, salientam-se: - A maioria dos jovens que conhece crenças relativas à gravidez, acredita nelas, embora os jovens do sexo masculino tenham maior tendência a acreditar e os do sexo feminino tendam a não acreditar. - O aumento de escolaridade parece levar a uma alteração da atitude dos jovens em relação às crenças. - Existe uma relação significativa entre a atitude das grávidas, em relação às crenças e as suas habilitações literárias. - O conhecimento de crenças, por parte das grávidas, é factor que influencia alguns comportamentos, independentemente da atitude em relação a elas. - A atitude das grávidas, em relação às crenças, influencia, de uma forma muito significativa, o comportamento das grávidas. - As grávidas residentes em zona urbana que acreditam nas crenças, alteram significativamente os seus comportamentos, contrariamente às residentes em zona rural.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Saúde) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1002
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 10

864
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.