Title: Crenças, atitudes e comportamentos na gravidez : contributo da psicologia da saúde para o estudo da sua relação
Authors: Couto, António de Jesus 
Keywords: Psicologia da saúde;Gravidez
Issue Date: 24-Sep-2001
Citation: COUTO, António de Jesus - Crenças, atitudes e comportamentos na gravidez : contributo da psicologia da saúde para o estudo da sua relação. Coimbra, 2000.
Abstract: Com o presente trabalho pretende-se estudar, fundamentalmente, a relação entre crenças, atitudes e comportamentos das grávidas. Procurando compreender, de uma forma mais alargada, o objecto de estudo, procura-se, também, analisar o processo de aquisição das crenças relativas à gravidez, numa amostra de jovens, noutra de grávidas e em duas amostras de técnicos de saúde (médicos e enfermeiros). Procura-se, ainda, analisar a atitude dos jovens e das grávidas, em relação àquelas crenças e a forma como os técnicos de saúde lidam com elas. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um questionário para cada amostra, construído para o efeito. Como conclusões, consideradas mais relevantes, salientam-se: - A maioria dos jovens que conhece crenças relativas à gravidez, acredita nelas, embora os jovens do sexo masculino tenham maior tendência a acreditar e os do sexo feminino tendam a não acreditar. - O aumento de escolaridade parece levar a uma alteração da atitude dos jovens em relação às crenças. - Existe uma relação significativa entre a atitude das grávidas, em relação às crenças e as suas habilitações literárias. - O conhecimento de crenças, por parte das grávidas, é factor que influencia alguns comportamentos, independentemente da atitude em relação a elas. - A atitude das grávidas, em relação às crenças, influencia, de uma forma muito significativa, o comportamento das grávidas. - As grávidas residentes em zona urbana que acreditam nas crenças, alteram significativamente os seus comportamentos, contrariamente às residentes em zona rural.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Saúde) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/1002
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.