Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100160
Título: Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidade
Outros títulos: Discursos de estudiantes universitarios sobre la reeducación de las relaciones étnico-raciales en la universidad
University student speech on the education of ethnicracial relations at the university
Autor: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Palavras-chave: Raça; Racismo; Antirracismo; Currículo; Raza; Racismo; Anti racismo; Plan de estudios; Race; Racism; Anti-racism; Curriculum
Data: 28-Jan-2022
Editora: Universidade Federal do Rio Grande
Título da revista, periódico, livro ou evento: Diversidade e Educação
Volume: 9
Número: 2
Local de edição ou do evento: Rio Grande
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar discursos de estudantes universitários autodeclarados negros, de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialogará com a teoria de raça e racismo e da análise de discurso de Teun Van Dijk. O método inclui a revisão de literatura de um corpus de textos políticos sobre a temática, a realização de entrevistas que possibilitem a análise por meio de amostras de relatos captados que possibilitem colocar em primeiro plano, debates e posicionamentos frente às demandas e disputas pela reeducação das relações étnico-raciais na universidade. A análise revela ainda que, políticas públicas educacionais tenhma sido implemtadas no campo educacional brasileiro, existe demandas da comunidade acadêmica, em especial de universitários negros, por mundanças de culturas acadêmicas, curriculares e epsitemológicas na universidade.
Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos de estudiantes universitarios negros de una universidad pública brasileña, a la luz de estudios sobre relaciones étnicoraciales. La recolección y análisis de datos cualitativos dialogará con la teoría de la raza y el racismo y el análisis del discurso de Teun Van Dijk. El método incluye la revisión bibliográfica de un corpus de textos políticos sobre el tema, realizando entrevistas que posibilitan el análisis a través de muestras de reportes capturados que permiten el primer plano de debates y posiciones sobre las demandas y disputas por la reeducación de las etnias raciales. relaciones en la universidad. El análisis revela que las políticas públicas educativas implementadas en el campo educativo brasileño, hay demandas de la comunidad académica, especialmente de los estudiantes universitarios negros, de cambios en las culturas académicas, curriculares y epistemológicas en la universidad.
This article aims to analyze the discourses of black university students from a Brazilian public university, in the light of studies on ethnic-racial relations. The qualitative data collection and analysis will dialogue with the theory of race and racism and the discourse analysis of Teun Van Dijk. The method includes the literature review of a corpus of political texts on the subject, conducting interviews that allow the analysis through samples of captured reports that allow to put in the foreground, debates and positions facing the demands and disputes for the re-education of ethnic-racial relations at the university.The analysis reveals that educational public policies have been implemented in the Brazilian educational field, there are demands from the academic community, especially from black university students, for changes in academic, curricular and epistemological cultures at the university.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100160
ISSN: 2358-8853
DOI: 10.14295/de.v9i2.13489
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Discursos de universitarios frente a reeducacao.pdf406.42 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

76
Visto em 7/mai/2024

Downloads

34
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons